DeSantis faz último discurso do Estado como governador da Flórida

Em tom de balanço, republicano destaca realizações do governo e fala pouco sobre prioridades para a sessão legislativa de 2026

Por Lara Barth

Ron DeSantis, governador da FL

O governador da Flórida, Ron DeSantis, fez nesta terça-feira seu último discurso do Estado do Estado, usando a ocasião para exaltar as realizações dos últimos sete anos de governo, mas apresentando poucos detalhes sobre as prioridades para a sessão legislativa de 2026.

DeSantis afirmou que assumiu o cargo em 2019 com uma “agenda ousada” e que o estado avançou em áreas como cortes de impostos, ampliação da escolha escolar, aumento do salário de professores, reformulação do sistema de ensino superior e investimentos na recuperação ambiental dos Everglades.

“Nós lideramos com clareza, convicção e coragem”, disse o governador aos parlamentares reunidos na Câmara estadual, no primeiro dia da sessão legislativa de 60 dias.

Embora tenha citado algumas pautas para o período, DeSantis não anunciou grandes iniciativas novas. Um dos principais temas mencionados foi a proposta de reduzir impostos sobre propriedades, que ele defende há meses que seja levada a plebiscito em novembro. No entanto, o governador não detalhou o plano e voltou a criticar propostas apresentadas pela Câmara.

“Você deveria poder ser dono da sua casa sem pagar um aluguel perpétuo ao governo”, afirmou, repetindo um de seus principais argumentos sobre o tema.

O discurso também teve um tom de despedida, já que DeSantis não pode concorrer à reeleição devido ao limite de mandatos. Enquanto republicanos aplaudiram repetidamente suas declarações, democratas criticaram duramente o governador, acusando-o de priorizar guerras culturais e ignorar problemas de custo de vida enfrentados pelos moradores do estado.

DeSantis ainda defendeu a criação de regras para o uso da inteligência artificial, sugerindo um tipo de “Carta de Direitos” para a tecnologia, e sinalizou apoio a projetos voltados ao desenvolvimento de áreas rurais.

Fonte: NBC