Frio histórico na Flórida leva mais de mil iguanas a serem recolhidas em um único dia

Onda de frio deixa répteis invasores imóveis e população é autorizada temporariamente a capturá-los e entregá-los às autoridades ambientais

Por Lara Barth

Com queda das temperaturas, iguanas podem cair das árvores

A forte onda de frio que atingiu o sul da Flórida provocou uma cena incomum, mas já prevista por meteorologistas: centenas de iguanas verdes caídas, imóveis, após serem afetadas pelas baixas temperaturas.

Com a chegada de um frente fria histórica, os répteis — espécie invasora no estado — ficaram atordoados pelo frio intenso, entrando em um estado temporário de torpor, no qual perdem o controle muscular e, em muitos casos, chegam a cair das árvores.

Enquanto alguns moradores apenas observavam o fenômeno, outros decidiram agir. Câmeras da NBC6 registraram que o escritório da Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida (FWC), em Sunrise, recebeu mais de mil iguanas em apenas um dia, no domingo.

Um morador relatou ter levado entre 50 e 100 animais. Outro afirmou ter recolhido “mais de 45 quilos de iguanas” em menos de uma hora.

Vídeos que circularam nas redes sociais mostraram pessoas tentando aquecer os animais dentro de carros, usando toalhas e até secadores de cabelo. No entanto, a FWC alertou que essa prática não é permitida.

Autorização temporária para captura

Na sexta-feira, a FWC publicou uma ordem executiva permitindo que a população capture temporariamente iguanas verdes afetadas pelo frio, sem necessidade de licença especial. Segundo o órgão, a espécie representa riscos ambientais e econômicos significativos para o estado.

Os animais podem ser entregues para eutanásia humanitária ou encaminhados a pessoas autorizadas.

Onde entregar as iguanas

A FWC informou que receberia iguanas recolhidas pela população nos dias 1º e 2 de fevereiro, em horários específicos, nos seguintes locais:

- Laboratório Regional Sul da Flórida – Marathon
- Escritório da FWC – Sunrise
- Laboratório de Campo – Tequesta
- Escritório de Fiscalização – Fort Myers
- Escritório Regional Sudoeste – Lakeland

Proprietários de imóveis, ou pessoas com autorização do dono da propriedade, também podem realizar a eutanásia humanitária dos animais.

Orientações para captura segura

A FWC recomenda o uso de luvas, calças compridas e camisas de manga longa para evitar arranhões. As iguanas devem ser colocadas em sacos de tecido bem fechados, que permitam ventilação adequada.

Esses sacos devem ser colocados dentro de um segundo recipiente trancado e identificado como “Répteis Proibidos”. O transporte deve ser feito imediatamente até um ponto da FWC, já que os animais podem recuperar os movimentos quando aquecidos.

A comissão também alerta que não se deve levar as iguanas para dentro de casa ou aquecê-las em veículos, exceto no trajeto direto para a entrega às autoridades.

Fonte: NBC