Frio histórico atinge a Flórida, quebra recordes e nova frente fria já está a caminho
Orlando terá breve aquecimento no meio da semana, enquanto o sul do estado registra temperaturas mais baixas que as do Alasca
A Flórida segue enfrentando uma onda de frio incomum e histórica. No centro do estado, a terça-feira começou com temperaturas congelantes, variando entre a casa dos 20°F e início dos 30°F (aproximadamente -6°C a 1°C) na região de Orlando. Ao longo da tarde, os termômetros sobem para a faixa dos 60°F (cerca de 16°C), ainda abaixo da média normal para esta época do ano, que é de 71°F (22°C).
A quarta-feira amanhece menos gelada, mas ainda fria, com mínimas entre o fim dos 30°F e início dos 40°F. Áreas ao noroeste da rodovia I-4, como partes dos condados de Lake e Volusia, podem registrar geada isolada. À tarde, as máximas finalmente voltam à casa dos 70°F.
Entre a noite de quarta e a quinta-feira, uma nova frente fria avança, trazendo pancadas de chuva isoladas (30% a 40% de chance). Depois da passagem do sistema, o ar seco e frio retorna na sexta, com mínimas novamente na faixa dos 30°F médios a altos e possibilidade de temperaturas próximas de zero em áreas mais afastadas da I-4.
No sul da Flórida, o frio também quebrou recordes históricos. No domingo, o Aeroporto Internacional de Miami registrou 35°F às 7h da manhã, superando o recorde anterior de 36°F que existia desde 1909. No mesmo horário, Kodiak, no Alasca, marcava 39°F — ou seja, Miami estava mais fria que o Alasca.
Na segunda-feira, Miami marcou 38°F e quase bateu o recorde de 35°F registrado em 1942. Já Fort Lauderdale estabeleceu um novo recorde para 2 de fevereiro, com mínima de 36°F, superando as marcas de 1942 e 1979. Palm Beach quebrou recordes antigos de 1912 e 1979 ao registrar impressionantes 30°F.
Os pontos mais frios registrados incluíram Medley, perto de Hialeah, com 32°F. Já a sensação térmica mais baixa foi no Miami Dade College, em West Kendall, onde os termômetros indicavam sensação de 23°F. Em Broward, Miramar registrou 32°F, e Pompano Beach teve sensação térmica de 22°F.
A previsão indica que o frio não vai embora tão cedo. Apesar de uma leve elevação nas temperaturas na quarta-feira, outra frente fria chega na quinta. O fim de semana deve ter clima mais estável, com máximas na casa dos 70°F e mínimas entre 40°F e 50°F, ainda com possibilidade de novos alertas de frio em áreas próximas ao Lago Okeechobee.
Fonte: Click Orlando/Miami Herald