Companheira de ex-prefeito de North Miami é detida pelo ICE após acusações contra político

Sarahjane Ternier está sob custódia migratória na Flórida; ex-prefeito Philippe Bien-Aime é acusado de mentir durante processo de naturalização nos EUA

Por Lara Barth

Companheira de ex-prefeito de North Miami é detida pelo ICE após acusações contra político

A companheira do ex-prefeito de North Miami, Philippe Bien-Aime, foi detida pelo Serviço de Imigração e Controle de Alfândega dos Estados Unidos (ICE), segundo registros oficiais. Sarahjane Ternier, parceira de longa data do político e mãe de seus filhos, está atualmente sob custódia no Broward Transitional Center, na Flórida.

A detenção ocorre após autoridades federais acusarem Bien-Aime de ter mentido durante o processo de naturalização para obter a cidadania americana.

Documentos judiciais analisados pela emissora NBC6 mostram que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos apresentou uma ação civil de 13 páginas na qual afirma que o ex-prefeito teria “deturpado intencionalmente sua identidade e histórico migratório” durante o processo de naturalização.

De acordo com a denúncia, registros do Departamento de Segurança Interna (DHS), incluindo comparações de impressões digitais, indicam que a pessoa que se naturalizou como Philippe Bien-Aime seria a mesma que anteriormente recebeu ordem de deportação sob o nome Philippe Janvier.

Segundo os documentos, em 31 de julho de 2000 um juiz de imigração determinou que Janvier entrou nos Estados Unidos por meio de fraude, utilizando um passaporte com fotografia adulterada. Na ocasião, ele foi formalmente condenado à deportação para o Haiti.

No entanto, segundo o processo, não há registros de que ele tenha deixado o país após a decisão judicial.

A denúncia também afirma que Bien-Aime não teria direito a obter visto como cônjuge de uma cidadã americana porque seu casamento seria inválido. Promotores federais o acusam de bigamia, alegando que o certificado de divórcio apresentado do Haiti seria falso.

Bien-Aime, que nasceu no Haiti, foi eleito prefeito de North Miami em 2019. Mais recentemente, ele disputou uma vaga na Comissão do Condado de Miami-Dade, mas não foi eleito.

De acordo com o código municipal de North Miami, candidatos a cargos públicos precisam ser eleitores qualificados — ou seja, cidadãos americanos aptos a votar e devidamente registrados.

A emissora NBC6 informou que entrou em contato com o ICE para obter mais informações sobre a detenção de Sarahjane Ternier, mas até o momento não houve novos detalhes divulgados pelas autoridades.

Fonte: NBC