DeSantis pede proibição de casamento entre primos na Flórida

Governador afirma que estado deveria seguir outros que já vetam a prática; projeto anterior não avançou no Legislativo

Por Lara Barth

Alianças; casamento

O governador da Flórida, Ron DeSantis, voltou a defender a proibição do casamento entre primos no estado — prática que atualmente é permitida pela legislação local. A declaração foi feita durante um evento oficial nesta segunda-feira (6), em Tampa.

Na ocasião, DeSantis sancionou uma lei voltada à classificação de determinados grupos como organizações terroristas, mas aproveitou o momento para abordar o tema, que recentemente ganhou repercussão. “A Flórida não proíbe o casamento entre primos. Precisamos fazer isso. Outros estados já fizeram, não vejo por que não faríamos”, afirmou.

Pelas regras atuais, a legislação da Flórida proíbe casamentos considerados incestuosos, como entre irmãos, pais e filhos, tios e sobrinhos, e avós. No entanto, primos de primeiro grau não estão incluídos nessa lista, o que coloca o estado entre cerca de 16 nos Estados Unidos que ainda permitem esse tipo de união.

Uma tentativa recente de mudar essa regra ocorreu com o projeto de lei HB 733, apresentado pela deputada estadual Anne Gerwig. Embora o foco principal da proposta fosse a área da saúde, um dos trechos incluía a proibição do casamento entre primos. O projeto chegou a avançar na Câmara e no Senado estaduais, mas acabou arquivado após o prazo legislativo expirar.

Apesar disso, o tema pode voltar à pauta ainda este ano. Parlamentares devem se reunir novamente para discutir o orçamento estadual, além de uma sessão especial sobre redistritamento marcada para o dia 20 de abril. Ainda não há confirmação se uma nova proposta sobre o assunto será apresentada.

Caso avance, a medida alinharia a Flórida a mais de 20 estados americanos que já possuem restrições mais amplas a esse tipo de casamento.

Fonte: Click Orlando