Departamento de Segurança Interna alerta para ameaça de 'extremistas'

Por Arlaine Castro

Protestos diante do Congresso.

O Departamento de Segurança Interna continua a monitorar ameaças de extremistas e alertou na quarta-feira, 27, para "extremistas com motivações ideológicas" que "continuam a se mobilizar para incitar ou cometer violência" após a posse do presidente Joe Biden.

O departamento não citou uma ameaça específica, mas apontou para "um ambiente de ameaça elevada nos Estados Unidos" que acredita "persistirá" por semanas após a posse de Biden em 20 de janeiro.

O alerta foi incluído no boletim do Sistema Nacional de Aconselhamento contra o Terrorismo, que monitora atividades terroristas nos EUA. O aviso sobre "ameaças elevadas no país" fica em vigor até 30 de abril.

"Informações apontam que alguns extremistas com motivações ideológicas que se opõem ao exercício da autoridade governamental e da transição presidente, assim como outros ressentimentos potencializados por narrativas falsas, podem continuar a mobilizar a incitar ou cometer violência", diz o alerta do Departamento.

"Escolha maneiras não violentas de fazer sua voz ser ouvida e apoie amigos e familiares a fazerem o mesmo. Comunidades são mais fortes quando não estão divididas: fortaleça sua comunidade se posicionando contra a violência", aconselha o comunicado. Com informações da AFP.