Gazeta Brazilian News completa 27 anos

Durante esses 27 anos, o Gazeta passou por diversas transformações como muitos negócios nos Estados Unidos, porém, a principal essência - a informação com credibilidade-, continua.

Por POR | FERNANDA CIRINO

Fernanda Cirino

Neste mês de fevereiro, exatamente no dia 10, o jornal Gazeta Brazilian News completa mais um ano de existência na Flórida. São 27 anos servindo a comunidade brasileira nos Estados Unidos.

A primeira edição, publicada na cidade de Pompano Beach, foi um marco para os brasileiros daquela época, que acompanhavam as notícias do Brasil por mídias brasileiras trazidas mensalmente por pilotos e tripulações de companhias aéreas brasileiras.

É surpreendente como, em 20 anos, o mundo da comunicação deu um salto gigantesco para a distribuição de conteúdo e as fronteiras foram quebradas. O mundo digital, mesmo com todos os riscos e problemas de "fake news", proporciona a aproximação do leitor ao conteúdo que produzimos diariamente.

Durante esses 27 anos, o Gazeta passou por diversas transformações como muitos outros negócios nos Estados Unidos, porém, a principal essência deste veículo - a informação com credibilidade- , continua a mesma.

Os imigrantes brasileiros mudam de "perfil" a cada temporada, mas as necessidades e interesses são sempre os mesmos. Nossos veículos são referências ao recém-chegado nos EUA como aos que aqui vivem há algumas décadas.

Assistimos e divulgamos muitas vitórias dos imigrantes, mas também muitas derrotas. Participamos de histórias com finais felizes para muitas famílias, mas também noticiamos finais tristes.

Exercemos um papel de "porta-voz" do nosso povo, somos a ponte entre o imigrante e as autoridades. Não nos prendemos apenas em informar, mas sim em ajudar aqueles que não têm onde buscar apoio ou direcionamento.

Em 2020, com a pandemia do novo coronavírus, fomos pegos de surpresa. Todos, de alguma forma, tiveram que se reinventar para continuar servindo seu público sem fechar as portas.

E neste período, tivemos um grande papel, de seguir firme e informando nossos conterrâneos da real situação que caiu sobre o mundo.

Nos ajustamos e nos adaptamos sempre pensando também em nossos parceiros e apoiadores, que sofreram junto conosco o impacto da pandemia.

Mas mediante todo este caos de incertezas e desinformações, nosso papel nunca foi tão importante durante esses 27 anos como agora. Buscar informação precisa, pesquisar relatos, informar os brasileiros no seu idioma, foi primordial durante a pandemia e com isso nosso lugar ao sol se manteve, cresceu e estamos comemorando não apenas 27 anos de jornal impresso, mas de superação, de crescimento, de adaptação.

Hoje entregamos a informação em diversos canais como o portal Gazetanews.com - com uma média de meio milhão de acessos por mês; a rádio Gazeta - que através de aplicativo e redes sociais oferece uma programação diversificada e musical, complementada por notícias 24 horas; as redes sociais, e o jornal impresso - que muitos acreditam que não tem mais leitor para isso, pode confiar que sim. O "papel 'ainda é uma fonte segura e respeitada por milhares de pessoas, ele não se apaga, não se deleta.

Por este motivo, nos adaptamos nas 24 páginas impressas que produzimos, refizemos a distribuição dos principais pontos e "limitamos" o conteúdo exclusivo a este veículo que iniciou a história do Gazeta na Flórida em 1994 e serviu a milhares de imigrantes durante este período, e com certeza teremos muitos outros ainda pela frente.

Parabéns, Gazeta e toda equipe pelo empenho e força! Obrigada leitor por respeitar e acreditar em nosso trabalho. E muito obrigada a todos os anunciantes e parceiros que investem e acreditam em nossos veículos. Que venham os 30 anos!