Gazeta News - 28 anos de desafios

De imigração a brasileiros que conquistaram os EUA, foram milhares de entrevistas, e em todas as suas versões, o propósito do Gazeta News foi manter um trabalho verdadeiro.

Por POR | ARLAINE CASTRO

É com muito orgulho que o Gazeta Brazilian News completa 28 anos de serviços prestados à comunidade brasileira na Flórida, se estendendo aos brasileiros que moram em outros estados com a versão online.

São 28 anos do melhor jornal em circulação na Flórida. São 28 anos de reportagens originais, entrevistas e também notícias traduzidas, sempre buscando informar o que há de mais importante para nossos leitores. Mas também de muitos desafios.

O primeiro jornal brasileiro a circular a versão impressa na Flórida em 1994. E um dos primeiros a migrar para a internet com o website gazetanews.com, fato que se deu no início dos anos 2000.

Durante todos esses anos e em todas as suas versões, o propósito do Gazeta News sempre foi manter um trabalho verdadeiro e de qualidade. Cobrimos os assuntos mais variados. De imigração a brasileiros que conquistaram os Estados Unidos, foram milhares de entrevistas.

Foram 28 anos de muitos desafios. Mas atualmente talvez encaramos o maior deles: a instantaneidade da era digital e a acessibilidade aos recursos tecnológicos onde qualquer pessoa pode ser "repórter" e detém a informação "na palma da mão", literalmente.

Dentre os maiores desafios atuais estão as fake news e a velocidade da informação. Hoje em dia uma notícia completamente inventada e sem fundamentos circula em fração de segundos. Aí entra o desafio do jornalismo moderno sério: investigar, apurar, pegar as informações corretas (também em fração de segundos) e tentar desmistificar a mensagem mentirosa.

Hoje o jornalismo não é mais somente escrever sobre algo e postar para seus leitores, vai além. Requer o cuidado de manter a comunicação direta com os leitores pelos comentários, tirar dúvidas e esclarecer perguntas.

Como cita o portal Comunique-se, hoje em dia, Facebook, Twitter, Instagram e WhatsApp se tornaram fontes de informação. Qualquer pessoa com um celular na mão vira repórter por um dia e pode fazer vídeo sobre um acidente de trânsito ou gravar imagens de ruas alagadas após uma forte chuva. Muitas vezes, esses conteúdos são publicados em uma rede social e rapidamente são compartilhados.

"E os jornalistas? Como devem atuar na era digital? Escrever bem, apurar os fatos com rigor e ouvir sempre o outro lado continuam sendo características essenciais para a prática do bom jornalismo. Mas, para aqueles que estão em busca de um emprego na área, apenas esses atributos podem não ser suficientes. O mercado de trabalho atual exige outras habilidades, como conhecimento em edição de imagens e de vídeos. Ou seja, um profissional multimídia. A figura do repórter que apenas escrevia o texto está para ser extinta. As redações tradicionais estão mais enxutas.

Na era digital tudo é muito rápido e, muitas vezes, o excesso de informação pode mais atrapalhar do que ajudar. Essa constatação vale tanto para jornalistas, quanto para leitores comuns. Por isso, é preciso ter foco", destaca o portal.

Atualmente, o poder de emitir a própria opinião está nas mãos de todos. Mas esse "poder" traz também uma preocupação constante não só do Gazeta News, mas de todos os jornais: a crítica destrutiva em forma de liberdade de expressão.

Hoje, o grupo Gazeta News conta com a mídia on-line, impressa e também a rádio, com programas variados, entrevistas ousadas e importantes e conteúdos informativos. Mais uma vez o Gazeta News envolveu a comunidade brasileira da Flórida de modo direto em suas pautas. Porque é isso que se espera de um jornal, envolver ao máximo os seus leitores, e é isso que vamos sempre fazer. A você, caro leitor, que esteve sempre conosco, nosso muito obrigado!