Nova empresa ajuda brasileiros recém-chegados a começar a vida nos EUA

Por Marisa Arruda Barbosa

[caption id="attachment_93732" align="alignleft" width="200"] Gláucia Bastos percebeu a falta de um serviço desse tipo quando precisou ajudar um amigo em questões básicas do dia a dia.[/caption]

A realização de palestras sobre imigração e investimento em imóveis tem sido bastante comum nos últimos anos no Brasil, visando atrair investidores para migrar para os Estados Unidos. Mas, passada essa fase, o migrante, seja ele um investidor milionário ou um estudante, precisa se adaptar a um mundo novo cheio de detalhes, que vão desde a conexão da eletricidade em seu novo lar até a vacinação dos filhos para a realização da matrícula escolar.

A fluminense Gláucia Bastos percebeu isso quando foi acionada pelo amigo, Acielson Viana, que havia acabado de se mudar para os EUA com a intenção de investir. “Interessados em migrar para os Estados Unidos aprendem tudo sobre imigração e imóveis, mas quando chegam, não sabem como cuidar da vacinação dos filhos, matrícula em escola, a abertura de uma conta, enfim, coisas básicas do dia a dia”, diz Gláucia.

Ao ver as dúvidas de Viana, Gláucia passou a imaginar quantas pessoas passam pela mesma situação. Surgiu então a ideia da criação do The Trust Circle Services, um serviço de referência a profissionais de diferentes áreas que poderão ajudar em questões específicas. Viana e Gláucia se tornaram sócios.

Administrador de empresas, Viana era dono de franquias de escola de inglês da rede CNA no Brasil e resolveu investir nos EUA.

“Ele chegou aqui querendo investir, mas não tinha ideia por onde começar”, relata a sócia. Gláucia vive nos EUA desde 1994 e é paralegal. Em 2008, ela voltou para o Brasil e trabalhou em uma das escolas de inglês de Viana por um ano e meio, até que começou a trabalhar com treinamento de segurança na indústria de gás e petróleo.

Gláucia resolveu voltar para os EUA este ano, assim como centenas de brasileiros insatisfeitos com os rumos políticos e econômicos do Brasil.

“O The Trust Circle é um grupo de pessoas ou empresas que tem como missão maior proporcionar condições ou soluções para pessoas, investidoras ou não, que desejam viver o tão desejado ‘american dream’”, disse ela.

O escritório da empresa está sendo aberto esta semana em Pompano Beach, na Sample Road.

Falta de informação Gláucia explica que a falta de conhecimento pode se tornar uma bola de neve e grande empecilho para aquele que chega aos EUA. “Por exemplo, a pessoa chega com um visto de turista, fica dirigindo com a carteira do Brasil já que nem sabe quais os procedimentos para tirar a carteira de motorista. Acontece que a lei da Flórida determina que a carteira de outro país só é válida com a apresentação do passaporte e com carro alugado”, explica. “Isso pode gerar problemas criminais que, mais pra frente, servirão como obstáculos no caso de mudança de status imigratório”.

A empresa trabalhará na indicação de profissionais e serviços de várias áreas diferentes, como o aluguel de imóveis, a contratação de eletricidade, intercâmbio estudantil e informações importantes como os problemas do não comparecimento a uma audiência por multa de trânsito, como abrir uma empresa ou mesmo como contratar um funcionário.

“Trabalharemos tanto com o investidor, como com um estudante ou aquele que entrou ilegalmente nos EUA e precisa de ajuda jurídica”, explica. “Tentaremos ajudar o brasileiro recém-chegado a resolver todos os problemas e dúvidas em um só lugar”.