Nova geração da natação já desponta como favorita.

Por Gazeta Admininstrator

Os dois nadadores Thiago Pereira e Kaio Márcio já são considerados a nova cara da natação brasileira. As provas que disputam são as mesmas que um dia Gustavo Borges e Fernando Scherer, o Xuxa, disputaram braço a braço. Thiago nos quatros estilos e Kaio no estilo borboleta.

Com a chegada do Campeonato Mundial, que começou ontem em Xanguai, China, essa nova geração traz em suas bagagens o favoritismo em piscinas de 25 m. Esse favoritismo é confirmado pelos retrospectos da dupla. O paraibano Kaio Márcio completou o circuito da Copa do Mundo, no total de nove etapas, sem derrotas, totalizando nove ouros, todos em piscina curta.

Esse rendimento dos nadadores chega a chamar a atenção até mesmo da Federação Internacional de Natação (Fina): ''Nas Américas, atenção especial aos brasileiros Thiago Pereira (ouro nos 200m medley e bronze nos 100m medley no Mundial de Indianápolis-2004) e Kaio Márcio (o novo recordista mundial nos 50m borboleta)'', avaliou a entidade em sua página na internet (www.fina.org). No entanto, eles ainda terão que se aperfeiçoarem nos torneios com piscinas consideradas longas, as de 50m, pois depois do Campeonato Mundial terão nada menos do que os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007 e a Olimpíada de Pequim-2008.

O Campeonato Mundial contará com a presença de atletas de 128 países. Será oferecido pela Fina US$ 15 mil para cada recorde mundial quebrado.

Americanos e australianos, como se tornou comum nos últimos torneios, prometem uma disputa ainda mais acirrada. Os Estados Unidos não contarão com o garoto-prodígio Michael Phelps, dono de seis ouros olímpicos em Atenas-2004 e especialista no estilo medley, o mesmo de Thiago Pereira. Em compensação, estarão em cena nomes como Randall Bal (prata nos 100m costas no Mundial de Montreal-2005, em piscina longa), Ryan Lochte (vice-campeão olímpico nos 200m medley em Atenas-2004) e Larsen Jensen (prata nos Jogos de Atenas).
Pela Austrália, nadará o Mundial Matt Welsh, cujos principais resultados são justamente em piscina de 25m, com três pratas no Mundial de Indianápolis-2004 no estilo costas (50m, 100m e 200m). Da África do Sul, a potência emergente das piscinas, despontam Roland Schoeman e Ryk Neethling, campeão da Copa do Mundo 2005/2006 e recordista mundial dos 100m livre.

O carioca Thiago, 20 anos e, o paraibano Kaio Márcio, de 21 começaram a aparecer internacionalmente após os jogo Olímpicos de Atenas, em 2004

Na década de 90, travaram duelos que alavancaram a natação nacional. Menos de 10 anos depois, Thiago Pereira e Kaio Márcio não dividem as mesmas provas, como os rivais do passado. Agora, Thiago, nos quatro estilos, e Kaio, no borboleta, guardam entre si, o peso do favoritismo brasileiro no Campeonato Mundial, que começa hoje, às 22h30 (de Brasília), na cidade chinesa de Xangai. A dupla, um campeão (Thiago) e um recordista (Kaio) mundiais, têm as maiores chances de medalha na competição, em piscina curta (25m). No entanto, os maiores torneis são disputados em picina longa
O destaque aos dois é atestado até pela Federação Internacional de Natação (Fina): ''Nas Américas, atenção especial aos brasileiros Thiago Pereira (ouro nos 200m medley e bronze nos 100m medley no Mundial de Indianápolis-2004) e Kaio Márcio (o novo recordista mundial nos 50m borboleta)'', avaliou a entidade em sua página na internet (www.fina.org).
O fluminense Thiago Pereira, de 20 anos, e o paraibano Kaio Márcio, de 21, despontaram depois dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. Os principais torneios de natação são disputados em piscina longa (50m). Até hoje, os melhores resultados dos dois foram alcançados em piscina curta (25m), a mesma do Mundial de Xangai. Nos próximos dois anos, eles terão o desafio de repetir o desempenho em 50m, nos Jogos Pan-Americanos do Rio-2007 e na Olimpíada de Pequim-2008.
Na sete mundiais anteriores, Gustavo Borges e Fernando Scherer conquistaram seis dos sete ouros brasileiros. O domínio acompanhou três edições: Palma de Mallorca-1993, Rio-1995 e Gotemburgo-1997. Em Hong Kong-1999 e Atenas-2000, o Brasil passou em branco. O país soma 19 pódios na competição: abocanhou também seis pratas e seis bronzes. Thiago Pereira colecionou quatro medalhas em Indianápolis-2004: ouro nos 200m medley, prata no 4x100m livre e bronze nos 100m medley e no 4x200 m livre. Kaio Márcio não tem medalhas em mundiais.
A escrita deverá mudar nas piscinas chinesas. Até pelos resultados recente de Kaio Márcio. O paraibano completou o circuito da Copa do Mundo, no total de nove etapas, sem derrotas, totalizando nove ouros, todos em piscina curta. Nesse intervalo, bateu o recorde mundial dos 50m borboleta, com 22s60. Hoje, ele superou Thiago Pereira como o nadador brasileiro mais eficiente no cenário internacional. Contando com o mesmo técnico dos tempos de iniciante, Leodegário Arruda, Kaio Márcio divide-se nos treinos em João Pessoa e Recife. Para o Mundial, fez pré-temporada na altitude de Sierra Nevada, na Espanha.
Em Xangai, estarão presentes competidores de 128 países. A Fina anunciou que oferecerá US$ 15 mil a quem bater recorde mundial. Americanos e australianos, como se tornou comum nos últimos embates, prometem brigar pelo topo da classificação. Os Estados Unidos não contarão com o garoto-prodígio Michael Phelps, dono de seis ouros olímpicos em Atenas-2004 e especialista no estilo medley, o mesmo de Thiago Pereira. Em compensação, estarão em cena nomes como Randall Bal (prata nos 100m costas no Mundial de Montreal-2005, em piscina longa), Ryan Lochte (vice-campeão olímpico nos 200m medley em Atenas-2004) e Larsen Jensen (prata nos Jogos de Atenas).
Pela Austrália, nadará o Mundial Matt Welsh, cujos principais resultados são justamente em piscina de 25m, com três pratas no Mundial de Indianápolis-2004 no estilo costas (50m, 100m e 200m). Da África do Sul, a potência emergente das piscinas, despontam Roland Schoeman e Ryk Neethling, campeão da Copa do Mundo 2005/2006 e recordista mundial dos 100m livre.