Nova Jersey proíbe tratamento de ‘cura gay’ a jovens

Por Gazeta News

cura gay Chris-Christie1

Chris Christie, governador de Nova Jersey, assinou uma lei que proíbe os tratamentos de ‘reorientação’ a jovens homossexuais. Com isso, este é o segundo estado americano, depois da Califórnia, a vetar esses polêmicos tratamentos.

De acordo com Christie, a Associação Americana de Psicologia constatou que os esforços para mudar a orientação sexual de um menor podem acarretar grandes riscos para a saúde, como depressão, abuso de drogas, exclusão social, baixa autoestima e tendências suicidas.

O republicano assegura que estudou a lei, aprovada pelas duas câmaras da legislatura por maioria, no último mês de junho, ‘com essas preocupações em mente’, mas finalmente preferiu decidir-se sobre a base das opiniões de especialistas que estudaram os riscos destas práticas.

Os tratamentos de reorientação ou conversão sexual buscam mudar a orientação de homossexuais ou bissexuais para que sejam heterossexuais por meio de tratamentos como eletrochoques ou remédios que induzem o vômito enquanto visualizam estímulos homoeróticos.

Esse tipo de tratamento foi proibido pela primeira vez no estado da Califórnia, mas uma ação que alega sua inconstitucionalidade levou um tribunal de apelações a bloquear essa legislação em dezembro de 2012, um mês antes de entrar em vigor.