Nova lei da Flórida propõe zerar tempo de crianças sozinhas em carro

Por Gazeta News

pixabay kid car
[caption id="attachment_149637" align="alignleft" width="300"] Não haveria tempo limite de 15 minutos para crianças permanecerem sozinhas dentro de carro. Foto: Pixabay.[/caption]

Pela lei atual da Flórida, deixar uma criança sozinha dentro de um carro por até 15 minutos é legal desde que o motor do carro esteja desligado. Mais do que esse tempo é considerado infração à lei e o responsável pode responder criminalmente.

No início desta semana, o prefeito de Coral Springs, Skip Campbell, e legisladores estaduais começaram a trabalhar em um projeto de lei que proibiria qualquer pessoa de deixar um filho sem vigilância dentro de um carro quente por qualquer período de tempo.

"Quinze minutos são um tempo muito longo", disse o prefeito. A Representante Estadual Emily Slosberg, D-Boca Raton, salientou que a proposta é eliminar o período de tempo legal (de 15 minutos) para zero. “A Flórida é incrivelmente quente. Não deveria ser permitido deixá-los no carro por qualquer período de tempo. Não faz sentido estabelecer arbitrariamente 15 minutos”, disse.

Atualmente, é ilegal deixar uma criança menor de 6 anos sem vigilância por qualquer momento se o carro estiver funcionando, mas uma criança pode ficar sozinha por 15 minutos ou menos se o motor estiver desligado.

O projeto de lei tornaria ilegal deixar uma criança sozinha no carro,independentemente da duração do tempo e do motor estar ligado ou desligado.

"A concessão de 15 minutos não deveria existir. Ao dizer 15 minutos, você está autorizando ou dizendo às pessoas '15 está ok, 16 não está ok. Ele deve ser zero”, disse Janette E. Fennell, fundadora da KidsAndCars.org, uma organização que promove a segurança infantil em carros.

Fennell, que acompanha leis e estatísticas em todo o país e advogada para crianças, disse que quatro das 26 mortes de crinaças em carros quentes até agora este ano em todo o país aconteceram na Flórida. Desde a década de 1990, 82 crianças na Flórida morreram por serem deixadas em carros quentes, de acordo com a organização.

A proposta de mudar a lei foi criada depois que várias crianças já perderam a vida trancadas em carros no auge do calor no estado e, mais recente, quando a própria Deputada viu uma menina de 6 meses trancada dentro de um carro quente em Boca Raton no dia 8 de julho. Com a ajuda da polícia, que precisou abrir o carro à força, a criança foi retirada sem maiores problemas, mas estava chorando e bastante suada. O pai ultrapassou o tempo permitido em lei e foi autuado por deixar um filho sem vigilância em um veículo, um delito de segundo grau punível com até 60 dias de prisão e uma multa de no máximo de $500 dólares.

Dentre os casos mais recentes no sul da Flórida, estão: o de uma criança que morreu no dia 15 de julho depois de ficar presa por duas horas dentro de um BMW estacionada fora de uma casa em Delray Beach, segundo a polícia e o de um menino de 1 ano que morreu em fevereiro depois de ter sido deixado em um carro fora de uma casa na comunidade Pinecrest, em Miami-Dade.

O representante estadual Jared Moskowitz, D-Coral Springs, lançou um projeto de lei em 2016 que fornece imunidade de responsabilidade civil por danos, como uma janela quebrada, para quem resgata uma pessoa presa ou um animal de estimação de um carro quente.

Com informações do Sun Sentinel.