Nova vacina para gripe aviária 'funciona em ratos'

Por Gazeta Admininstrator

Duas equipes diferentes de cientistas nos Estados Unidos afirmaram nesta quinta-feira ter desenvolvido vacinas contra a gripe aviária que funcionaram em camundongos.
Os pesquisadores da Universidade de Pittsburgh e do Centro para Controle de Doenças de Atlanta criaram a vacina combinando o vírus da gripe comum com proteínas-chave que compõe o H5N1, o vírus da gripe aviária.

A crescente incidência de casos de H5N1 em humanos vem estimulando os cientistas a tentar criar um antídoto para o que pode se transformar em uma pandemia da doença.

Saiba mais sobre a gripe aviária

Essa epidemia em larga escala seria criada se o H5N1 sofresse uma mutação ou se combinasse com a gripe humana, espalhando-se rapidamente.

Mais testes

A maneira tradicional de se produzir uma vacina demoraria seis meses mas os cientistas buscam maneiras de apressar este processo.

Eles acreditam que o uso de modificações genéticas pode ser uma solução.

São necessários ainda testes em larga escala, mas se bem-sucedida, a técnica pode permitir com que grandes quantidades de vacinas sejam produzidas rapidamente.

Na Indonésia, médicos dizem que um garoto de 15 anos se tornou a mais recente vítima do H5N1.

Em Hong Kong, entretanto, fontes médicas dizem que três pessoas que haviam entrado em contato com frangos contaminados não contraíram a doença.