Novas regras de imigração devem beneficiar 40% dos indocumentados na Flórida

Por Gazeta News

defered action florida

As Ordens Executivas anunciadas pelo presidente Barack Obama no último mês devem beneficiar aproximadamente 250 mil pessoas na Flórida das quase 5 milhões em todo o país. Muitos estrangeiros não devem se beneficiar da nova política e fazem parte dos quase 6 milhões que ficará de fora nacionalmente. As informações são de “Washington Bureau”.

O resultado na Flórida é misturado com esperança e um sentimento de amargura.

“Eu deveria estar mais e mais feliz, mas tenho amigos que não se qualificam e é triste para eles”, disse Maria Bilbao, de 48 anos, uma dona de casa que veio para o Sul da Flórida há 14 anos durante uma crise financeira em sua terra natal na Argentina. “Mas, com certeza, é algo incrível para mim e meu marido. Vai fazer uma grande diferença”.

O casal pode viver aqui legalmente e obter visto de trabalho temporário porque seu filho, um estudante universitário em Gainesville, é um residente permanente legal. Os pais de residentes legais ou cidadãos norte-americanos serão autorizados a permanecer temporariamente, assim como as crianças que foram trazidas para o país ilegalmente antes de janeiro de 2010.

Na Flórida, as novas regras federais beneficiarão diretamente até 163 mil pais que vieram ilegalmente e outros 90 mil que vieram ilegalmente quando eram crianças – totalizando 253 mil, de acordo com o Migration Policy Institute, um grupo de pesquisa em Washington. Eles representam aproximadamente 40% dos 632 mil residentes estrangeiros que vivem na Flórida ilegalmente, disse o MPI.

“Tira uma grande carga dos seus ombros não viver com esse terror”, disse Isabel Sousa, uma organizadora comunitária para o Florida Immigrant Coalition, que realiza sessões de informação em Orlando e pela Flórida Central. “Mas cada pessoa que é elegível, provavelmente, tem um membro da família ou está perto de alguém em sua comunidade que merece tanto quanto ela e tem o acesso negado. Então as pessoas estão tentando se preparar enquanto apoiam umas as outras”.

De acordo com estimativas da imigração, jovens indocumentados poderão dar entrada em seus processos em fevereiro, e pais indocumentados de residentes ou cidadãos devem se apresentar a partir de maio. Antes disso, ativistas e advogados aconselham que pessoas esperem e so revelem seu status ao ter certeza de que sejam elegíveis.

As pessoas ainda estão sujeitas à deportação, entretanto, embora as autoridades federais já estejam realizando a política de Obama de se concentrar em remover novos e recém-chegados imigrantes que cometem crimes e não aqueles que estão aqui desde 2010. A ideia é poupar residentes estabelecidos da deportação.

Especialistas também dizem que imigrantes tenham cuidado com golpes de “notários”, guias não qualificados que prometem ajudar os requerentes vulneráveis a navegar pelo processo com a cobrança de uma taxa. Notários rotineiramente ajudam os clientes a preencher a papelada do governo em grande parte da América Latina, mas são restritos neste país de dar aconselhamento jurídico.

“Eu fico ainda mais enfurecido por advogados sem escrúpulos que roubam essas famílias, pedindo-lhes uma entrada de $3 mil dólares para cada indivíduo”, disse Sousa. “Estas são as famílias que fazem trabalho agrícola em sua maior parte. Eles fazem menos de $20 mil por ano”.

No momento, especialistas somente dizem para que imigrantes se preparem coletando informações e juntem dinheiro para o processamento estimado em $465 dólares.