Novas vagas de emprego são muitas, mas a maioria é de meio período

Por Gazeta News

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Os 162 mil postos de trabalho adicionados à economia americana em julho foram uma decepção. A qualidade dos trabalhos pioraram. Um número desproporcional das vagas de emprego criadas foi de meio período ou de baixa remuneração - ou ambos. As informações são da “Associated Press”.

Mais de 65% dos novos postos são de meio período e os trabalhos de baixa remuneração são geralmente aqueles oferecidos por restaurantes e bares.

“Mais empregos estão sendo adicionados, mas eles podem não ser os trabalhos de melhor qualidade”, disse John Canally, economista da LPL Financial, em Boston.

Até agora, este ano, as indústrias de baixos salários são as que disponibilizaram 61% do crescimento de empregos no país, mesmo que essas indústrias representam apenas 39% dos postos de trabalho em geral dos Estados Unidos, de acordo com números do Departamento do Trabalho analisados pelo Analytics Moody. Indústrias com salários médios têm contribuído apenas com 22% dos postos de trabalho este ano.

“Os postos de trabalho que estão sendo criados não estão gerando muita renda”, Steven Ricchiuto, economista-chefe da Mizuho Securities EUA, escreveu em nota a clientes. Vivendo de ‘cheque a cheque’ Elizabeth Wilkinson, 28 anos, de Houston, por exemplo, conta que perdeu um emprego administrativo no qual ganhava $39 mil por ano na Rice University, em janeiro. Ela conseguiu trabalho em uma agência de emprego por $15 dólares por hora. No entanto, ela teve que complementar esse trabalho com um emprego de meio período como garçonete.

“Esta manhã eu abasteci meu carro com $1,35 porque isso é todo o dinheiro que eu tinha”, disse Wilkinson via e-mail. “É muito difícil sobreviver com $30 mil dólares por ano, e eu estou vivendo de cheque a cheque”. Os trabalhos de meio período, definidos pelo governo como os de menos de 35 horas por semana, são os responsáveis por 77% do crescimento nos empregos este ano. Analistas dizem que alguns empregadores estão oferecendo trabalho de meio período em vez dos de período integral para contornar a nova lei de saúde, que os obriga a oferecerem cobertura médica para os funcionários de período integral. (Essa regra, no entanto, acaba de ser adiada por um ano).

Muitos empregadores também descobriram que podem usar a tecnologia para realizar tarefas de forma mais barata e eficiente do que os trabalhadores de escritório costumavam fazer. Alguns descobriram ainda que podem transferir empregos de classe média nos EUA para países de baixos salários, como a China.

Por outro lado, a maioria dos postos de trabalho de menores salários, como de garçons, empregados de hotel e auxiliares em casa, não podem ser automatizados ou enviados para o exterior.

Mas nem todos os postos de trabalho de julho foram de baixa remuneração. Escolas locais contrataram mais de 10 mil professores e outros funcionários. Empresas financeiras adicionaram 15 mil postos.