Nove imigrantes do Arizona confirmam ter pago traficante.

Por Gazeta Admininstrator

Nove pessoas se declararam culpadas de pagar um traficante de indocumentados para entrar no país. Todos foram acusados formalmente sob a nova lei estadual que condena esta atividade, promulgada há nove meses no Arizona.

A nova lei tem sido alvo de inúmeras críticas. Desde sua promulgação, o fiscal do condado de Maricopa, Andrew Thomas, de acordo com informações da agência de notícias Associated Press, não só a tem utilizado para acusar aqueles que auxiliam indocumentados a entrar no país, como também para acusar aqueles que se beneficiam dos serviços ilícitos, a quem o fiscal considera cúmplices.

Quase 200 pessoas, em sua maioria indocumentados que contrataram traficantes, foram acusadas no condado desde a entrada em vigor da lei. A interpretação de Thomas foi empregada pela primeira vez quando 48 imigrantes ilegais foram acusados de conspiração, depois de terem sido descobertos escondidos em caminhões, a 80 quilômetros a oeste de Phoenix.

Ao todo, 14 dos 48 indocumentados declararam-se culpados de encomendar o delito qualificado como tráfico de imigrantes, e estão sujeitos a pena máxima de um ano de prisão.

Os advogados de defesa do grupo argumentam que a legislação estadual nunca teve a intenção de castigar aqueles que contratam os traficantes, enquanto os fiscais consideram que os legisladores não proibiram tal aplicação da lei.