Novo grupo de brasileiros é detido em Pompano Beach após travessia via Bahamas

Por Gazeta News

183256,475,80,0,0,475,365,0,0,0,0
Um novo grupo com 14 brasileiros foi pego pelas autoridades americanas ao tentar atravessar ilegalmente de barco das Bahamas para os EUA e encontra-se detido em um Centro de Detenção em Pompano Beach, sul da Flórida. Segundo o G1, o Ministério das Relações Exteriores informou que o grupo está à espera de deportação e que o processo não "costuma" durar mais de um mês. Conforme o ministério, os detidos estão sendo assistidos pelo Consulado-Geral do Brasil em Miami e estão "bem de saúde".

"O Consulado-Geral do Brasil em Miami está em contato com as autoridades norte-americanas responsáveis pelo caso e presta assistência consular e jurídica aos nacionais detidos, tendo constatado, em visita recente, que se encontram bem de saúde", relatou o ministério por meio de nota.

A rota pelas Bahamas está sendo feita com mais frequência há pelo menos cinco anos. "A rota do México e essa rota elas se comparam. Nós sabemos que a rota das Bahamas é tida como mais segura, confortável e não envolve a travessia a pé, então é uma rota muito cara", disse à TV Globo a diretora do Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior do Itamaraty, Luiza Lopes da Silva. Segundo ela, muitos preferem a rota das Bahamas porque a entrada pelo México está cada vez mais perigosa, por causa da atuação dos cartéis do tráfico. "E a travessia feita a pé pelo deserto também é insegura e muitos sofrem desidratação". O GAZETA entrou em contato com o Consulado Geral do Brasil em Miami e o Ministério das Relações Exteriores para mais informações, mas ambos não retornaram até o momento. Grupo desaparecido nas Bahamas O grupo com os 19 brasileiros, número ainda não confirmado, teria deixado as Bahamas no dia 6 de novembro. No dia 15, familiares dos brasileiros entraram em contato com a embaixada brasileira em Nassau, relatando o desaparecimento. As guardas costeiras dos EUA e das Bahamas estão fazendo buscas pelo barco e monitorando por satélite. Nenhum naufrágio foi registrado, segundo o Itamaraty. As autoridades brasileiras e das Bahamas trabalham no momento com dois cenários mais prováveis. No primeiro, os brasileiros continuam nas Bahamas, detidos pelos coiotes, que suspenderam a travessia com medo de serem interceptados e estão mantendo os brasileiros incomunicáveis. O segundo cenário é o de que eles estariam no barco, à deriva ou ancorados em algum lugar.