Novo presidente eleito da França, Emmanuel Macron toma posse no domingo

Por Gazeta News

macron

O centrista pró-europeu Emmanuel Macron, de 39 anos, foi eleito presidente da França no domingo, 7 – o mais jovem da história do país -, e sua posse acontecerá no próximo domingo, 14 de maio.

A vitória de Macron foi sobre sua adversária de extrema direita, Marine Le Pen. Com mais de 65,5% dos votos, o ex-banqueiro substituirá o socialista François Hollande, de quem foi ministro da Economia, segundo resultados quase definitivos. A abstenção no segundo turno teria variado entre 25,3% e 27%, segundo estimativas.

Em apenas um ano, desde que fundou o movimento de centro Em Marcha!, Macron abriu caminho em um país onde os dois grandes partidos tradicionais de esquerda e direita se alternavam no poder há meio século. Sua maior promessa é superar ultrapassadas divisões entre esquerda e direita num país altamente dividido.

Para o mundo, essas eleições funcionaram como um termômetro para mensurar a força dos populistas e retomar o pulso da União Europeia, após a vitória do Brexit no Reino Unido. A equipe do novo presidente tem o interesse mútuo em manter laços econômicos e de segurança entre o governo britânico e o bloco europeu.

A aposta política de Macron foi um sucesso, mas o passo seguinte é uma incógnita. Após eleger seu presidente, os franceses voltam às urnas em junho para votar nas eleições legislativas.