Novo presidente francês assume com mensagem de esperança

Por Gazeta News

franca

O socialista François Hollande tomou posse oficialmente como presidente da República Francesa, durante uma cerimônia no palácio presidencial do Eliseu. Em sua posse, ele prometeu lutar contra todas as discriminações no país, além da proposta de um “novo caminho na Europa”.

No discurso pronunciado em seguida, Hollande afirmou que deseja abrir “um novo caminho na Europa”. “Dirijo aos franceses uma mensagem de confiança. Somos um grande país que sempre soube superar os desafios”, declarou.

“Meço o peso dos problemas que devemos enfrentar: uma grande dívida, um crescimento frágil, um desemprego elevado, uma competitividade degradada, uma Europa que sofre para sair da crise”, disse, antes de ressaltar que “não há fatalidade”.

Hollande afirmou que espera “abrir um novo caminho na Europa” e que proporá aos dirigentes europeus um “novo pacto”, com a aliança da redução das dívidas públicas a “um indispensável estímulo da economia”. Também insistiu na necessidade de reciprocidade no comércio da União Europeia com o resto do mundo.

Na política interna, Hollande defendeu a imparcialidade do Estado e a necessária unidade dos franceses. Ao citar os valores da República, prometeu lutar “contra o racismo, contra o antissemitismo e contra todas as discriminações”.

A cerimônia de posse respeitou o protocolo tradicional. Hollande chegou pela manhã ao palácio presidencial e caminhou pelo tapete vermelho no pátio de honra do edifício. O agora ex-presidente Nicolas Sarkozy desceu as escadas para receber o socialista.

Sarkozy e Hollande seguiram para o gabinete presidencial para uma reunião a portas fechadas, durante a qual o ex-chefe de Estado transmitiu ao sucessor os códigos relativos ao armamento nuclear. Ao fim da reunião, Sarkozy deixou o palácio do Eliseu acompanhado por sua mulher, Carla Bruni.

Durante a cerimônia oficial de investidura dentro das dependências do Palácio do Eliseu, Hollande recebeu o colar de grão-mestre da Ordem da Legião de Honra e Debré proclamou a posse.

Eleito em 6 de maio, com 51,6% dos votos, François Hollande, 57 anos, é o sétimo presidente da Quinta República Francesa, com um mandato de cinco anos. Ele comandará uma das principais potências mundiais, membro permanente do Conselho de Segurança da ONU. Também é o segundo socialista a ocupar a presidência durante a Quinta República, depois de François Mitterrand.

Raio atinge avião de novo presidente no dia da posse Em seu primeiro compromisso internacional do mandato, o novo presidente francês seguiu rumo a Berlin depois da cerimônia de posse, mas teve que retornar a Paris depois que o avião que o levava fora atingido por um raio. Apesar do transtorno, Hollande não ficou ferido, retornou em segurança para Paris e já embarcou em um segundo avião para concluir a sua viagem e se encontrar com a chanceler alemã, Angela Merkel.