Noz da Índia - Saúde & Bem Estar

Por Poliane Novaes

Infelizmente, atualmente há muita má informação na internet sobre emagrecimento e, com isso, muitas pessoas adotam dietas radicais, restritivas, sem antes pesquisar sobre o assunto. Mais um alimento está sendo colocado no pedestal:    noz da Índia, uma semente, que ficou famosa por auxiliar no processo de “queima” de gordura, no combate à celulite, no combate ao colesterol, diminuir a fome, dentre outros. Será que a noz da Índia emagrece mesmo? Oferece todos esses benefícios?

Em primeiro lugar, é necessário  saber quais andam sendo comercializadas! Existem dois tipos: a chamada Thevetia peruviana (que é altamente tóxica, da raiz à semente, e que se associada a outro medicamento, como um diurético, por exemplo, pode causar uma parada cardíaca e até levar à morte) e a Aleurites moluccana (que, segundo propagandas, promete redução de peso).

Como você sabe se a que está comprando não é a tóxica? O fato da mídia veicular informações de que o noz da Índia emagrece é preocupamte, pois nem sempre o que é informado pela mídia, possui respaldo científico. Como nutricionista sou muito a favor do consumo de plantas, sementes, etc,  mas cada uma tem uma dosagem certa. Não é porque é natural que podemos consumir sem saber origem, dosagem e reais efeitos! Se fosse assim, a cocaína, por ser natural também, poderia ser consumida sem termos que nos preocupar com quantidades e tempo de utilização!

Cuidado com promessas, não existe um único alimento com o poder emagrecedor! Existem alimentos que, em conjunto, contribuem para o emagrecimento. Lembre-se que existem dois tipos de emagrecimento: aquele que você se alimenta protegendo seu corpo de doenças e, como consequência da boa alimentação perde gordura corporal, e aquele que você emagrece a qualquer custo, na maioria das vezes você perde peso na balança, por perder músculo e ainda corre riscos de adquirir enfermidades ou de engordar tudo novamente!

Ainda não existe nenhuma comprovação científica de que realmente o noz da Índia contribua para o emagrecimento. Existem relatos de pessoas dizendo que sim, assim como existem relatos de pessoas dizendo que adoeceram, que nódulos apareceram, episódios de fortes diarreias.

Na dúvida, prefiro continuar com a ciência, que é clara quando reconhece e prova que a reeducação alimentar é o melhor caminho para uma vida saudável e um corpo bonito sem acúmulos de gordura corporal. O funcionamento do nosso corpo não muda com o passar dos anos, porque então continuarmos insistindo?

A reeducação alimentar, consiste em você consumir todos os alimentos que seu corpo precisa para um perfeito funcionamento. O grande problema nos dias de hoje, que vai contra o bom hábito alimentar e a reeducação alimentar, são os industrializados, que nos enganam com sua aparência saudável, com suas promessas, nos levando a incluir alimentos vilões que passam a ser os causadores de doenças e de quilos extras.