Número de brasileiros barrados na União Europeia cai 59%

Por Gazeta News

brasileiros UE

No ano de 2013, 2.524 brasileiros foram impedidos de entrar nos países europeus. O número, de acordo com a Agência Europeia de Controle de Fronteiras (Frontex), é 59% menos do que o registrado em 2010, quando 6.178 brasileiros foram barrados. A estatística levou os cidadãos do país do quarto ao décimo lugar na lista de estrangeiros mais recusados nas fronteiras do bloco. As informações são da “BBC Brasil”.

“A principal razão parece ser a melhora nas condições econômicas no Brasil e a deterioração na UE”, explicou, à “BBC Brasil”, Ewa Moncure, porta-voz da Frontex.

Entre os motivos mais frequentes para a proibição da entrada de brasileiros, está a falta de documentação apropriada para justificar o motivo e as condições de sua estadia.

No caso das fronteiras aéreas, a maioria dos brasileiros foi barrada nos aeroportos do Reino Unido, seguido de França, Espanha e Portugal, nesta ordem de importância.

Deportações Dados do Instituto de Estatística da UE (Eurostat) revelam também uma queda de 55% no número de brasileiros vivendo ilegalmente em algum país europeu nos últimos quatro anos. Em 2013, 6.425 brasileiros foram identificados nessa situação, a maioria deles na Espanha, Portugal e Alemanha.

Nesse mesmo ano, 6.755 brasileiros receberam ordem de deixar o país europeu onde se encontravam de maneira ilegal, uma redução de 57% em comparação com 2010.

A maioria dos casos foi registrada em Portugal, que ultrapassou a Espanha e se tornou o primeiro país de residência para imigrantes brasileiros irregulares.

Já as deportações de brasileiros diminuíram 49% entre 2010 e 2013, para 3.920.