Aumenta o número de mortes de crianças por afogamento; Veja como prevenir

Por Gazeta News

psicina2.
[caption id="attachment_83572" align="alignleft" width="225"] O menino Henrique com os pais, Márcia Amorim, de Governador Valadares, e Weder Dias, de Goiânia.[/caption]

A morte por afogamento do filho de brasileiros Henrique Amorin, carinhosamente chamado de Rico, de apenas 3 anos, trouxe à tona uma estatística que assusta todos os pais, principalmente na Flórida: o afogamento é uma das principais fatalidades que leva a vida de crianças de até 4 anos de idade.

As doações de amigos e desconhecidos comovidos com a história rapidamente ultrapassaram os $6 mil dólares em uma conta criada no GoFundMe para ajudar a família com os detalhes do funeral.

A tragédia ocorreu enquanto a família pescava no Intracoastal Waterway, no quintal em que fica a piscina de uma casa em Pompano Beach, na tarde de domingo, 22 de março. A piscina não é cercada.

Henrique tinha sido visto pela última vez 30 minutos antes de ser encontrado na piscina por um tio, por volta das 5:30pm. Havia aproximadamente 10 pessoas no local no momento do afogamento.

Os pais do menino, Márcia Amorim, de Governador Valadares, e Weder Dias, de Goiânia, moram em Pompano Beach e trabalham com mármore. Márcia tem mais dois filhos, Melissa, de 15 anos, e Steven, de 20.

De acordo com os pais de Henrique, a casa não é deles, mas sim de um cliente que vive na Carolina do Norte e que permite que a família utilize o local.

Familiares tentaram reanimar Henrique sem sucesso e ele foi declarado morto ao chegar no Broward Health Imperial Point, em Fort Lauderdale, foi declarado morto.

O Broward Sheriff’s Office está investigando o caso, mas nenhuma acusação foi emitida até a noite de domingo. “Neste momento, parece ser um acidente muito trágico e infeliz”, disse Keyla Concepción, porta-voz do BSO.

Paulo Silva, tio-avô da criança, disse ao “WSVN” que espera que a tragédia sirva de exemplo. “Esperamos que as pessoas vejam isso e prestem mais atenção nas crianças, porque é questão de um minuto para que algo aconteça. Sempre pensamos que isso vai acontecer com outra pessoa e nunca com você, sua família, até que isso bata na sua porta”. “Os pais estão muito abalados”, disse Camylla Silvana, amiga de infância de Weder.

Para doar, acesse o site: www.gofundme.com/pohm28. Com informações são do “Sun Sentinel” e “WSVN”.

Serviço Funerário O serviço funerário de Henrique será na quinta-feira, dia 26 de março, no Kraemer Funeral Home and Cremation Center, das 4 às 8pm (1199 E Sample Road. Pompano Beach, FL 33064).

Aumento do número de mortes

O afogamento e formas inseguras de dormir são as principais causas de morte de crianças com menos de 4 aos de idade em Broward.

Em 2014, 41 crianças morreram em Broward, 11 a mais que em 2013. Das crianças que perderam a vida no ano passado, 9 foram por afogamento, 20 morreram durante o sono e o restante não há informações.

Na tentativa de diminuir esses índices, o Department of Children and Families e outras agências lançaram a campanha #SaferBy4, com objetivo evitar a morte de crianças por motivos completamente evitáveis.

A campanha coloca ênfase especial nos 4 anos de idade, para trazer essa estatística para zero, disse Cindy Arenberg Seltzer, CEO do Conselho de Serviços da Criança de Broward. Autoridades lembraram que uma criança pode entrar em uma piscina no momento em que a pessoa cuidando dela for atender ao telefone ou colocar a roupa para lavar.

Nada substitui a supervisão de um adulto vigilante, disseram defensores. Mas as casas também devem ter alarmes de porta e piscinas devem ter portões fechados.

A campanha foi iniciada em Sunrise, em fevereiro, mas já conta com Sea Ranch Lakes, Cooper City, Coral Springs, Davie, Fort Lauderdale, Hallandale Beach, Hollywood, Lauderdale Lakes, Margate, North Lauderdale, Parkland, Plantation e Weston.

De acordo com a administradora do Circuito 17 do DCF, Kim Gorsuch, líderes das cidades e seus respectivos departamentos de polícia e de bombeiros começaram a tomar ações para espalhar as informações da campanha para pais e familiares, para que mantenham seus filhos seguros e preveninam essas tragédias.

Prevenção de afogamento

Siga algumas dicas do Broward Sheriff’s Office:

- Nunca deixe crianças sem supervisão dentro ou perto de piscinas, lagos ou lugares de fácil acesso à água – nem mesmo por um segundo;

- Instale cercas de segurança em volta da piscina;

- Coloque alarmes em portas de acesso à piscina para alertar caso a criança abra a porta; - Coloque a criança em aulas de natação;

- Durante festas na área da piscina, um adulto deve ficar responsável por observar as crianças;

- Tire brinquedos e qualquer objeto que possa chamar atenção da criança para a piscina; - Instale uma cobertura de segurança na piscina;

- Mantenha sempre objetos salva-vidas em casa, como coletes e boias;

- Crianças com cabelos longos devem sempre usar cabelos presos ou com toca;

- Evite manter baldes de água em casa com crianças pequenas;

- Mantenha sempre um adulto que saiba nadar supervisionando crianças;

- Mantenha produtos químicos de limpeza de piscina longe do alcance de menores; - Não deixe a criança sozinha em banheiras;

- Não confie somente em boias para protegerem crianças na água;

- 76% de crianças com menos de 5 anos na Flórida se afogam na piscina de sua própria casa;

- Um estudo diz que a maioria das crianças se afogam durante um pequeno descuido da supervisão dos adultos, geralmente quando os pais estão fazendo algum serviço de rotina em casa;

- O afogamento de crianças é silencioso. Uma criança pequena não fará nenhum barulho quando cair na água, não irá gritar ou chorar pedindo ajuda.

Programas de natação Swim Central - O condado de Broward (broward.org) tem um programa de aulas de natação básicas grátis para crianças. O programa, chamado Swim Central, existe desde 1999 e oferece 10 aulas grátis de 30 minutos ao longo de duas semanas. Para mais informações envie e-mail para swimcentral@broward.org.

Big Splash 1,2,3 – No ano passado, o Harry T. Manguarian Jr. Foundation doou $500 mil dólares destinados a aulas de natação, no condado de Broward, para os próximos três anos, preferencialmente para crianças com nove anos ou menos, e que estejam em programas escolares com refeição grátis ou a preços reduzidos, para não deixar crianças menos favorecidas vulneráveis a afogamentos. Para mais informações, entre em contato com o programa em sua cidade:

Deerfield Beach (501 SE 6th Ave.,FL 33441). Tel: (954) 420-2262;

Ft. Lauderdale – (501 Seabreeze Blvd., FL 33316). Tel: (954) 828-7275;

Hollywood (3000 N 69th Ave., FL 33024). Tel: (954) 967-4644;

Lauderhill (Veterans Park: 7600 NW 50th St./ Mullins Park: 1900 NW 55th Ave., FL 33313. Tel: (954) 730-3080;

Pompano (901 NW 10th St., FL). Tel: (954) 786-4116;

Boys and Girls Club - North Lauderdale (7201 Kimberly Blvd., North Lauderdale, FL 33068). Tel: (954) 722-5580) e Carver Ranch (2205 SW 44th Ave., West Park, FL 33023). Tel: (954) 967-8787

YMCAs of Broward County (900 SE 3rd Ave., Ft Lauderdale, FL 33316). Tel: (954) 334-9622.

Para mais informações, ligue para (954) 797-3816 ou envie um e-mail para BigSplash@RedCross.org.

Em Orlando, o YMCA Aquatics Center oferece o programa de natação Safe Start para crianças.