Número de mortos passa de 5 mil após terremoto no Nepal

Por Gazeta News

ATTENTION EDITORS - REUTERS PICTURE HIGHLIGHT

O número de mortos após o terremoto que atingiu o Nepal no último fim de semana já passa de 5 mil, mas autoridades afirmam que esse número pode chegar a 10 mil. Já a quantidade de feridos ultrapassa  10 mil e o de pessoas afetadas, 8 milhões. Também morreram 67 pessoas na Índia em decorrência do terremoto.

O terremoto de magnitude 7,8, o mais violento dos últimos 80 anos no país, provocou deslizamentos no monte Everest, onde 18 pessoas morreram. No dia 28, uma nova avalanche atingiu o vilarejo de Ghodatabela, no distrito de Rasuwa, deixando 250 pessoas desaparecidas. O tremor registrado no fim de semana destruiu edifícios, monumentos, estradas e outras infraestruturas. Mais de 60 terremotos secundários, incluindo um sismo de magnitude 6,7, foram sentidos.

Hospitais estão lotados e centros médicos estão ficando sem suprimentos de emergência. Alguns deles estão tendo que tratar os feridos nas ruas. Quase um milhão de crianças precisam de ajuda urgente, segundo o Fundo para Crianças das Nações Unidas (Unicef).

“Centenas de milhares de pessoas estão dormindo ao relento, pois estão muito assustadas para voltarem para suas casas por causa de todos os tremores secundários”, disse Zubin Zaman, gerente da agência humanitária Oxfam, na Índia. Equipes enviadas por Índia, Paquistão, Estados Unidos, China, Israel e outros países se dirigiram ao Nepal para ajudar, escavando toneladas de escombros em busca de milhares de pessoas ainda desaparecidas. Passados três dias do pior terremoto a atingir o Nepal nos últimos 80 anos, a Divisão de Assistência Consular do Itamaraty e a Embaixada do Brasil em Katmandu conseguiram fazer contato com 183 brasileiros que estão no país asiático localizado na região do Himalaia. Segundo o Itamaraty, todos passam bem. O ministério estima em 211 o total de brasileiros no país. Com informações do “The New York Times”,  “CNN”, “Agência Brasil” e “G1”.