NY assegura que hospitais não checarão status de imigrante.

Por Gazeta Admininstrator

A prefeitura de New York divulgou carta assegurando aos imigrantes que ninguém será questionado sobre sua situação legal quando buscar atendimento em um hospital público da cidade. A carta, distribuída em 11 idiomas, garante que os empregados dos hospiais públicos “manterão em segredo todas as informações que digam respeito à sua situação migratória”.

Se os trabalhadores revelarem a informação, podem chegar a perder seus empregos, informou o documento assinado pelo presidente da Corporação de Saúde e Hospitais, Alan Avilés.

A publicação da carta responde a um documento elaborado por defensores de imigrantes, segundo o qual muitos indocumentados temem buscar atendimento em hospitais públicos.

Em um caso, disse Avilés, uma mexicana mãe de três filhos recusou-se a buscar tratamento para um câncer cervical até que um grupo de defensores de imigrantes decidiu intervir a encaminhá-la a um hospital. “Tem que haver um sistema de confiança mútua entre os provedores de saúde e os pacientes”disse Avilés.

Adam Gurvitch, diretor da Coalisão de Imigrantes de New York, um grupo que reúne mais de 150 organizações de imigrantes, disse que o recente debate nacional sobre imigração tem causado muita confusão. “É realmente importante que as pessoas entendam que nada mudou. O atendimento de saúde continua sendo um direito de todos nos EUA, para todos os imigrantes, sem importar sua situação legal”, concluiu Gurvitch.