O ?Ato do Sonho?

Por Gazeta Admininstrator

No dia 18 de Novembro, o “Dream Act” foi novamente introduzido no Congresso. Traduzida como o “Ato do Sonho” ,este Ato reconhece o drama em que vivem mais de 65,000 (sessenta e cinco mil) graduados do segundo grau - graduados que se encontram ilegais nos Estados Unidos. Atualmente, a história destes jovens é trágica.

Para estes jovens que conseguem finalmente obter o seu diploma tão almejado do curso de “segundo grau” através de uma escola americana, este infelizmente é um caminho sem futuro, um caminho sem saída! Como estes encontram-se ilegais no país, ou seja, “without legal status”, depois de obterem o diploma do curso de segundo grau estão literalmente impedidos de continuarem os seus estudos em cursos superiores, pois estes estudantes, devido as suas condições de irregularidade no país, não se qualificam para aplicar para os benefícios financeiros que são normalmente oferecidos pelas universidades estaduais americanas. Estes benefícios são conhecidos como “in-state tuition”.

Para que um estudante aplique e receba o financiamento escolar, este deverá comprovar a cidadania americana ou a sua condição como residente legal nos Estados Unidos. Assim sendo, o estudante que se qualifica poderá aplicar e conseqüentemente receber daquela instituição o financiamento para dar continuidade aos seus estudos ou mesmo uma bolsa de estudos. Para alguns jovens afortunados, aqueles com condições financeiras de pagar o custo total, um diploma de um curso superior ainda continuará sem grande valor, sendo que os mesmos são impedidos de entrar no mercado de trabalho americano por falta do “green card” e de um “social security number”.

Estes jovens adolescentes nasceram no exterior e foram trazidos para os Estados Unidos pelos seus pais ainda pequenos. A maior parte deles só conhece a “América”. Eles são ensinados e educados em escolas americanas na cultura americana. Cresceram com o “sonho americano” e os princípios de valores deste país, eles têm sido partes de glória e convivido com suas tragédias. Justamente quando estes jovens estão aptos e desejosos para contribuir com energia, esforço e talento para o engrandecimento desta nação tão amada, eles são proibidos de trabalhar ou mesmo de continuar os estudos por causa do sistema atualmente em vigor.

Os dilemas em que estes jovens se encontram, tem sido compartilhado em numerosos sites na Internet onde estes se reúnem para expressar suas esperanças e frustrações. Um jovem expressa a sua situação “Eu moro nos Estados Unidos há 13 (treze) anos e entrei pela fronteira do México. Fui trazida para os Estados Unidos quando ainda tinha 06 (seis) anos de idade pelos meus pais. Agora que eu completei o segundo grau (dois anos atrás), eu não posso trabalhar, eu não posso estudar e eu não posso dirigir.” Outro também confessa “Eu vim para este país com menos de 03 (três) anos de idade. Não tenho a mínima idéia de como é o país dos meus pais”. Enquanto outros expressam suas frustrações, “As pessoas “normais” não entendem o que significa para mim a importância de um cartão de social security. O fato é que eles têm documento de identidade, a carteira de habilitação e podem trabalhar, etc... Se eu pudesse, eu só queria ter aquilo..., não tenho um dia que passa sem que eu me preocupe e pense sobre o meu futuro...”

O “Dream Act” propõe uma autorização expressa para que todos os estados americanos estendendo a elegibilidade de “in-state tuition” para os jovens que aqui se encontram ilegais, mas, que vieram para os Estados Unidos ainda menores, ou seja, com a idade menor de dezesseis (16) anos e que tenham residido nos Estados Unidos continuamente por um período mínimo de cinco (5) anos. O Ato também estende o cancelamento de saída, ou seja “cancelation of removal” por seis (6) anos para aqueles estudantes que tenham demonstrado boa conduta moral e que tenham adquirido o diploma do curso de segundo grau. Finalmente, esta legislação também irá permitir que os jovens que aqui se encontram ilegais - que são milhares - possam obter o "green card” se... eles cumprirem com os critérios do Ato, como graduar em uma Universidade americana ou servir o exército militar por 02 (dois) anos.
Se o “Dream Act” não se tornar lei, existe somente uma opção para estes jovens esperarem. O tempo está passando e os jovens inteligentes, talentosos, capazes e trabalhadores continuam sendo vítimas das leis atuais de imigração e a economia americana está perdendo a energia e o entusiasmo que eles têm a oferecer ao mercado de trabalho americano. Uma graduada contribuiu com sua história de esperança “Eu me casei com um americano, alguns meses atrás e já submeti todos os meus documentos para a imigração. Eu estou para receber a minha identidade e a carteira de habilitação brevemente, finalmente, depois de 07 (sete) anos! Meu esposo quer que eu persiga o meu sonho de ser enfermeira”. Esta mensagem me perturba muito. O que os nossos legisladores tem a ganhar quando as nossas leis têm forçado uma aspirante enfermeira a esperar por 07 (sete) anos durante um período em que o país confirma que existe uma carência de enfermeiras! Lamentavelmente, o que mais se perde entre estes milhares de jovens com inteligência, vitalidade, interesse e ambição é que os mesmos são forçados a serem improdutivos, por estarem em uma situação de ilegalidade no país. Situação esta que não foram eles que criaram.
A história desta nação tem revelado o enorme benefício do esforço acumulativo de pessoas que aqui chegam com o propósito de alcançar o “Sonho Americano”.Uma economia global competitiva exige que a nação tenha o máximo de produtividade da sua população. O “Dream Act” promete prosperidade em abundância para a produtividade americana pelo fato de que o país estará abrindo os caminhos para a energia e o talento destes jovens entusiasmados e principalmente os graduados!