O Brasil na telona

Por Gazeta Admininstrator

O Brazilian Film Festival completa, nesta edição, 12 anos de existência. Ao longo destes anos, tornou-se a maior exibição de filmes brasileiros fora do Brasil. Para comemorar a data, a empresa res-ponsável por trazer o festival para Miami, a Inffinito Foundation, decidiu organizar um circuito de exibições em nove cidades do mundo: Buenos Aires, Madrid, Milão, New York, Vancouver e Hamamatsu, no Japão.

Na Flórida, a 12ª edição consecutiva do Brazilian Film Festival of Miami (BRAFF) acontecerá em diversos pontos de South Beach, de 30 de maio a 7 de junho. No dia 30 de maio haverá uma festa de abertura no North Beach Band Shell, onde um telão externo exibirá “Polaróides Urbanas”, filme premiado, em 2007, na categoria “Melhor Fotografia”, na votação feita pelo público.O filme é uma comédia escrita e dirigida por Miguel Falabella, e examina um dia na vida de cinco mulheres que, com humor e compaixão, questionam suas próprias escolhas e tentam reorganizar suas vidas.

No telão será também exibido o melhor curta-metragem de 2007: Galinha ao Molho Pardo. Baseado no clássido infantil “O menino no espelho”, o filme acompanha os passos do jovem Fernando, que embarca na aventura de tentar salvar a vida de uma galinha que está prestes a virar o almoço de domingo.
A festa de abertura terá entrada franca e começará às 7 da noite, com música e performances ao vivo. A exibição dos filmes começará por volta das 8:30 da noite. Caso chova, os filmes serão apresentados no Colony Theatre.

A partir do dia 31, serão apresentados no Colony Theatre mais de 25 curtas. Os ingressos custam $10. Confira, a seguir, a programação e as sinopses dos filmes que serão exibidos no primeiro final de semana da mostra competitiva.

Sábado, 31 de maio
7:00 Não Por Acaso ( Not By Chance). 2007. Direção de Philippe Barcinski. Roteiro de Eugênio Puppo, Philippe Barcinski e Fabiana Werneck Barcinski. Com Rodrigo Santoro, Leonardo Medeiros, Letícia Sabatella, Rita Batata e Branca Messina. Ênio é um homem de meia-idade que vive na solidão depois de um relacionamento fracassado. Metódico e apegado ao passado, esconde-se atrás do trabalho de engenheiro de trânsito e acredita que controlar as emoções é tão possível quanto administrar o tráfego de uma grande cidade. Pedro, 30 anos, namora Teresa, que está de mudança para sua casa. Herdou do pai uma marcenaria e o gosto pela sinuca. Vê a vida como uma sucessão de jogadas ensaiadas e efeitos previsíveis, à semelhança do jogo. Quando um acidente de trânsito atravessa as trajetórias paralelas dos dois, o imponderável se impõe e o descontrole começa.100min. Colony Theatre.

9:30 Vidas – Artesanato Brasil (Lives). 2008. Direção de Pedro Flores da Cunha. Roteiro de Álvaro Ramos. Com Guilherme Weber e Juliana Martins. “Vidas” conta a história de Mestres-Artesãos das cinco regiões brasileiras. Luciano (Guilherme Weber) e Laila (Juliana Martins) são documentaristas que percorreram o Brasil conhecendo as mãos criativas que produzem, entre olarias e oficinas, tecelagens e garimpo, e paisagens deslumbrantes, vários tipos de artesanato. Conquistas e derrotas. Sonho, medo, amor, felicidade e dor, constroem vidas que retratam as culturas e as várias identidades que formam o país. Histórias distintas com algo em comum – a paixão pela arte!71min. Colony Theatre.

11:00 Sem Controle (No Control). 2007. Direção de Cris D’Amato, Roteiro de Sylvio Gonçalves. Com Eduardo Moscovis, Milena Toscano, Vanessa Gerbelli, Dirce Migliaccio, Marcelo Valle. Um diretor de teatro fica obcecado com o caso que iniciou a extinção da pena de morte no Brasil, passando a ensaiar uma peça sobre o assunto. Com Eduardo Moscovis e Dirce Migliaccio. 90min. Colony Theatre.

8:30 Três Irmãos De Sangue (Three Blood Brothers). 2006. Direção de Ângela Patrícia Reiniger. Roteiro de Ângela Patrícia Reiniger e Cristiano Gualda. Três irmãos de sangue conta a história de três irmãos, três brasileiros, que fizeram da solidariedade sua grande arma na luta pela vida e que participaram dos principais acontecimentos que mobilizaram o povo brasileiro na segunda metade do século XX. Betinho, através de campanhas sociais de alcance nacional; Henfil, através de seu humor instigante; Chico Mário, através da beleza de sua música. Hemofílicos, tiveram que aprender desde cedo a superar suas limitações. Mais tarde, por conta de transfusões de sangue, contraíram o vírus da Aids. O que não os impediu de seguir lutando a favor da vida e da liberdade. 102min. Miami Beach Cinematheque.

Domingo, 1° de junho
Bem Vigiado (The Watcher). 2008. Roteiro e Direção de Santiago Dellape. Com Ludmyla, Wiler Bom Sucesso, Mc Stilo, Augusto Juca e Nicolas Behr. O moleque parece que vigia carro. Quase certeza que o nome é Bira. Volta e meia ele se desentende com aquele magrelo alto com cara de noiado. Agora apareceu essa garota vendendo balinha. Ela tá falando com Bira. Daqui da janela dá pra ver que eles se gostam. 14min. Colony Theatre.
O Mundo Em Duas Voltas (The World in Two Round Trips). 2007. Direção de David Schürmann. Roteiro de Luiz Bolognesi e a família Schurmann. Com Vilfredo Schurmann, Heloísa Schurmann, Kat Schurmann, David Schurmann, Pierre Schurmann e Wilhelm Schurmann. Em 1519, o navegador Fernão de Magalhães liderou com suas caravelas uma das mais fantásticas aventuras navais de todos os tempos, deu a 1ª volta ao mundo e acabou provando que a Terra é redonda. Em 1997, a família Schurmann, que já havia morado no mar por mais de 10 anos, lançou-se ao mar novamente para uma nova aventura: uma volta ao mundo seguindo a mesma rota de Magalhães, descobrindo maravilhas sem fim. Duas grandes viagens e conquistas em um único e emocionante filme, com imagens de mais de 30 países, em quatro continentes e três oceanos. 92min. Colony Theatre.

O Magnata (The Magnate). 2007. Direção de Johnny de Araújo. Roteiro de Chorão. Com Paulo Vilhena, Rosanne Mulholland, Maria Luisa Mendonça, Chico Diaz, Chorão e Charlie Brown Jr. O Magnata é um astro do rock no Brasil. Seus discos são campeões de venda e seus shows estão sempre lotados. Rico e polêmico, faz grande sucesso entre o público jovem, principalmente com as garotas. A herança deixada pelo pai e o dinheiro que ganha como rock star são usados para financiar as extravagâncias dele de sua turma de amigos. Com dinheiro, sucesso, garotas e uma divertida turma de amigos, o que mais Magnata poderia querer na vida? Muito som, skate, suf, tribos diferentes, desafios e atitudes radicais numa história surpreendente. Um retrato ilustrado da cena jovem urbana, capaz de fazer a platéia “sair do chão”.90min. Colony Theatre.

8:30 Mulheres Sexo Verdades Mentiras (Women Sex Truth & Lies). 2007. Direção de Euclydes Marinho. Roteiro de Euclydes Marinho e Rafael Dragaud. Com Julia Lemmertz, Malu Galli, Fernando Alves Pinto, Cristina Amadeo, Branca Messina, Marília Medina, Priscila Rozenbaum, Vanessa Machado, Carolyna Aguiar. Laura é uma documentarista que, após 20 anos de casamento, se separou recentemente. Percebendo que ainda possui questões mal resolvidas em relação à sua sexualidade, ela decide realizar um filme que aborde a sexualidade feminina nos dias atuais. Neste mesmo período ela se envolve com um novo amor.81min. Miami Beach Cinematheque.

9:30 Saliva (Saliva). 2007. Roteiro e Direção de Esmir Filho. Com Mayara Comunale, Gabriel Cavicchioli e Hellen Vasconcelos. “Saliva” é um filme que retrata com muita delicadeza e sensibilidade o fluxo mental e sensorial de uma garota de 12 anos diante de seu primeiro beijo. Como experiência única e memorável, o filme utiliza do tom onírico e surreal para expressar o medo do encontro físico e emocional com o próximo. A história é contada através de sons, planos, sensações, sentimentos e muita água, conduzidos de forma poética e melancolicamente encantatória. Buscando atingir a platéia emotiva e esteticamente, e dar a ela uma experiência audiovisual envolvente, o filme convida o espectador a uma experiência plástica, criativa e ilusória, fazendo-o refletir sobre as inquietações das meninas, atiçando a curiosidade que muitos adolescentes têm em relação ao primeiro beijo e trazendo para outros uma lembrança agridoce do que foi o momento. 15min. Colony Theatre.

Os ingressos para os filmes que serão exibidos no Colony Theatre e no Wolfsonian Museum podem ser comprados online, no site www.ticketmaster.com. Os ingressos para os filmes que serão exibidos na Miami Beach Cinematheque podem ser comprados no site: www.mbcinema.com. Passes VIP também são vendidos a $150 e incluem acesso a todos os filmes, festas privadas e à noite de encerramento, inclusive à cerimônia de entrega de prêmios.

Miami Beach Cinematheque- 512 Española Way, Miami Beach, FL 33139
Colony Theatre - 1040 Lincoln Road, Miami Beach, FL 33139
North Beach Bandshell - 7250 Collins Ave, Miami Beach
* As informações sobre programação e horários são de inteira responsabilidade dos organizadores do Festival.