O debate sobre o controle da venda de armas nos EUA é destaque no ‘Globo Notícia Américas’

Por Gazeta News

Mila Burns-Marcelo Gomes

O atentado em Orlando, no último domingo, foi considerado pelas autoridades americanas o mais fatal da história do país. O mais novo caso de violência trouxe novamente à tona o debate de questões como a homofobia, o radicalismo islâmico, as fragilidades da polícia federal americana e, novamente, a falta de regras no comércio de armas. Neste domingo, dia 19, o ‘Globo Notícia Américas’ analisa a regulamentação do controle de vendas de armamentos em reportagem que mostra que, hoje, não há no país uma lei federal que proíba a compra de armas, mesmo por aqueles que estão na lista de suspeitos de terrorismo. A Organização das Nações Unidas declarou esta semana que esses crimes já se tornaram comuns nos Estados Unidos e culpa a falta de regulamentação. A reportagem mostra que, como já aconteceu no país depois de crimes como esse, a venda de armamentos disparou no país.

Ainda sobre o atentado na Flórida, o correspondente da Globo Felipe Santana mostra o impacto que a tragédia teve sobre a comunidade latina, quando noventa por cento dos mortos eram de origem hispânica.

O programa deste domingo termina com a leveza de Marcelo Gomes, o primeiro bailarino do American Ballet Theatre, uma das mais respeitadas companhias de dança do mundo. Integrante do grupo há quase 20 anos, Marcelo chegou onde poucos dançarinos sonham em chegar. E foi durante uma folga entre os ensaios, no Lincoln Center, em Nova York, que ele conversou com Mila sobre sua trajetória profissional, a mistura de estilos das escolas de ballet que ajudaram a moldar seu estilo, além da saudade do Brasil. “Tenho muita preocupação em mostrar para os dançarinos jovens do Brasil que é possível,” conclui.