O Japão está envelhecendo em ritmo acelerado

Por Gazeta Admininstrator

Mais de um em cada cinco japoneses têm mais de 65 anos de idade, e a proporção vai aumentar para um a cada quatro no ano 2015, de acordo com um relatório publicado pelo governo nesta sexta-feira(2).

O Japão está envelhecendo em um ritmo sem precedentes, o que aumenta os temores de um colapso econômico, incluindo a capacidade do país de financiar seus gastos crescentes com a Previdência.

Por volta de 2050, estima-se que um em cada três japoneses terá mais de 65 anos, enquanto que a população como um todo vai diminuir, disse o relatório.

Os japoneses estão entre os povos mais longevos do mundo e a taxa de fertilidade do país, ou o número médio de filhos que uma mulher tem durante a vida, caiu para 1,25 no ano passado, a média mais baixa de todos os tempos, disse o Ministério da Saúde nesta semana.

A proporção de japoneses com mais de 65 anos subiu de 7 por cento para 14 por cento nos 24 anos entre 1970 e 1994, durante um período de crescimento econômico maciço. A França levou 115 anos para sofrer a mesma transição, e a Suécia, 85 anos, informa o relatório.