O legado da Olimpíada Rio 2016

Por Arlaine Castro

Rio de Janeiro - Cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016, no Maracanã ( Fernando Frazão/Agência Brasil)
[caption id="attachment_123457" align="alignleft" width="300"] Rio de Janeiro - Cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016, no Maracanã ( Fernando Frazão/Agência Brasil)[/caption]

Entre a insegurança de dar tudo certo e a certeza de ter feito um bom trabalho, os brasileiros agora respiram aliviados e, por que não, até orgulhosos.

A olimpíada foi sim, um sucesso. Mesmo com os contratempos inevitáveis e outros evitáveis, como a queda da câmera suspensa que feriu algumas pessoas no Parque Olímpico, o evento cumpriu seu papel e os jogos foram realizados como previsto.

O encerramento foi tão belo quanto a abertura, trouxe a emoção em cada música e apresentação da cultura verde-amarela.

O que fica agora é o legado de infraestrutura que o Brasil precisará se organizar para usá-la da melhor forma possível.

A imprensa internacional também destacou os desafios que permanecem à frente do país. "Qualquer efeito de bem-estar pode se dissipar quando a realidade voltar com tudo nesta semana", escreveu o Financial Times, em referência à crise política e econômica.

"Agora que o circo saiu da cidade, vai sobrar muito para cariocas e brasileiros enfrentarem nos meses e anos adiante. Embora o custo oficial dessas Olimpíadas terem sido estimados em US$ 12 bilhões, alguns especialistas afirmam que o valor real pode chegar a US$ 20 bilhões", afirmou o Wall Street Journal.

Fazendo um paralelo com a forte chuva no Rio no dia do encerramento, o jornal britânico The Independent disse que o clima foi simbólico para um evento "turbulento" que sobrepôs "glória esportiva com escândalos políticos, protestos, alertas de saúde e inúmeras subtramas que muitas vezes desviaram a atenção do evento em si".

Na mesma analogia climática, o Wall Street Journal concluiu que "a maioria das Olimpíadas modernas ocorreram sob a sombra da ambiguidade, então foi apropriado que esses Jogos terminassem em um final de semana nublado e chuvoso".

"Eles deixaram uma imagem final, não daquele local ensolarado dos românticos, o Rio do cinema, mas um Rio mais cheio de nuances, e um Brasil mais sutil, em tons de luz e sombra.

Com informações da BBC Brasil.