O novo Poncherello é Michael Peña, em CHIPS

Por JANA NASCIMENTO NAGASE

chips

Já faz 40 anos que a clássica série de televisão ChiPs estreou nos lares americanos e conquistou também os brasileiros entre os anos de 1977 a 1983. Pra quem não se lembra, a série foi estrelada pelo portoriquenho Erik Estrada e pelo americano Larry Wilcox, nos papéis de Frank "Ponch" Poncherello e Jonathan "Jon" Baker, respectivamente. A série acompanhava as aventuras e dramas desses dois oficiais na Patrulha Rodoviária da Califórnia (California Highway Patrol, em inglês).

Já em cartaz a versão cinematográfica de CHIPS, com um humor diferente, moderno, sem os dramas e tabus dos anos 80 e uma reviravolta na trama. Na versão para as telas grandes, Poncherello é interpretado pelo ator Michael Peña, que nasceu em Chicago de pais mexicanos, e Jon, pelo ator americano Dax Shepard, que foi também responsável pelo roteiro e direção.

Durante a mesa redonda realizada semanas atrás em Los Angeles, Michael disse que "é um pouco diferente da série, é difícil recriar um programa de televisão que foi considerado como um drama familiar; se você for fazer um filme precisa fazer diferente e com certo tom cômico".

Michael é um dos atores mexico-americanos mais requisitados de Hollywood e representa os latinos. Além do comercial que ele e Erik fizeram juntos para o novo look da embalagem da cerveja Bud Light, Erik foi uma referência para ele. "Quando eu era criança e o vi na televisão, eu pensava que havia alguém que se parecia comigo na TV, e isso significou muito para atores como eu", disse Michael. "Agora falamque eu represento os latinos na tela. Isso significa muito para mim e é uma honra", acrescentou.

No longa, Michael e Dax tinha que ter que uma forte amizade como da série original, mas como o roteiro era mais picante, as situações eram extremas, como na cena que tem no trailer quando Ponch carrega Jon até o banheiro. O mais curioso foi ter sido dirigido por Dax, que também foi coprotagonista da trama. "Dax me passava anotações e mais anotações sobre as cenas e dizia para eu fazer as minhas próprias anotações. Como ele tinha escrito o roteiro, as piadas, ele sabia exatamente como dizer os diálogos e o que esperar deles, e tinha alguns momentos que eu queria que ele ficasse quieto e quase falava para ele calar a boca”, enfatizou.

Mas o que o deixou feliz foi que ele pode dar o seu próprio tom a Ponch, que não tinha nenhuma atitude, tipo amante latino à moda antiga, que Erik tinha interpretado na série. E, acrescentou: "eu tinha que acreditar que era Ponch e fiz com que a personagem fosse viciada em calças de ioga."

CHIPS já está em cartaz e, além de Michael e Dax, estão no elenco Kristen Bell, Adam Brody, Vincent D’Onofrio, Jessica McNamee, Rosa Salazar, entre outros. #CHIPSmovie #CHIPShappens

Confira o trailer: