“O Palhaço” concorre a indicação ao Oscar 2013

Por Gazeta News

filme

O longa “O Palhaço” foi escolhido para representar o Brasil na disputa por uma das cinco vagas entre os indicados ao Oscar 2013 de melhor filme estrangeiro.

De acordo com o ator, que também dirigiu o filme, “‘o Palhaço’ é um filme guiado pelo afeto, que saiu do fundo do coração. E o público brasileiro identificou essa delicadeza e fez dele um grande sucesso”.

“Tentei fazer algo que se comunicasse com um grande público sem abrir mão de ser o bom e velho cinema. E agora sonho com a possibilidade de ser um dos cinco finalistas em 2013”, disse Selton Mello à “Folha”.

“O Palhaço” venceu outros 15 longas que se inscreveram para concorrer à indicação brasileira. A lista dos filmes que concorrerão ao Oscar 2013 será anunciada pela Academia em 10 de janeiro e a premiação acontece em 24 de fevereiro.

A última participação brasileira na disputa de melhor filme estrangeiro foi em 1999, quando “Central do Brasil”, de Walter Salles, perdeu para o italiano “A Vida é Bela”, de Roberto Benigni. Além dele, apenas três outros longas nacionais concorreram na categoria, sem vitória: “O que é Isso Companheiro” (1998), “O Quatrilho” (1996) e “O Pagador de Promessas” (1963).

O filme Benjamim (Selton Mello) trabalha no Circo Esperança junto com seu pai Valdemar (Paulo José). Juntos, eles formam a dupla de palhaços Pangaré & Puro Sangue e fazem a alegria da plateia. Mas a vida anda sem graça para Benjamin, que passa por uma crise existencial e assim, volta e meia, pensa em abandonar Lola (Giselle Mota), a mulher que cospe fogo, os irmãos Lorotta (Álamo Facó e Hossen Minussi), Dona Zaira (Teuda Bara) e o resto dos amigos da trupe. Seu pai e amigos lamentam o que está acontecendo com o companheiro, mas entendem que ele precisa encontrar seu caminho por conta própria. Posteriormente, triste, cai na real e vê que ser palhaço é a única coisa que pode fazer e que faz as pessoas rirem espontaneamente.