O que é um empréstimo FHA?

Por Claudia Fehribach

5940361881_6cbc76a44e_o - Copy

Um empréstimo de FHA é uma hipoteca segurada pelo Federal Housing Administration. Os mutuários com empréstimos de FHA pagam pelo seguro de hipoteca, que protege o credor de uma perda se houver inadimplência sobre o empréstimo.

Por que as pessoas procuram este tipo de empréstimo? Devido ao seguro, os credores oferecem empréstimos de FHA com taxas de juros atrativas e com requisitos de qualificação menos exigentes e mais flexíveis do que os empréstimos convencionais. O FHA é uma agência dentro do Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano (HUD) dos EUA.

Pontuações mínimas de crédito para empréstimos de FHA dependem do tipo de empréstimo que o mutuário precisa. Para obter uma hipoteca com um pagamento tão baixo quanto 3,5%, o mutuário precisa de uma pontuação de crédito de no mínimo 580.

Pessoas com pontuação de crédito entre 500 e 579 devem ter uma entrada de pelo menos 10%.

Pessoas com pontuação de crédito inferior a 500 geralmente não são elegíveis para empréstimos de FHA.

O FHA vai fazer concessões em determinadas circunstâncias para os candidatos que têm o que chamamos de “história de crédito não-tradicional ou crédito insuficiente” se eles atendem os requisitos; mas para saber ao certo se você se qualifica ou não, você tem que ter a assessoria de um “mortgage broker” qualificado.

Para a maioria dos mutuários, o FHA requer uma entrada de apenas 3,5% do preço de compra da casa. No final de 2014, Fannie Mae e Freddie Mac reduziram a entrada para apenas 3%, mas esses empréstimos têm disponibilidade muito limitada.

Os mutuários do FHA podem usar as suas próprias poupanças para dar de entrada. Mas há outras fontes autorizadas de dinheiro, como, por exemplo, presente de um membro da família. Subsídio a partir de um programa de assistência pré-pagamento estadual ou do governo local também sao aceitas.

O FHA permite que os vendedores de casa, construtores e os credores paguem alguns dos custos de fechamento do mutuário, como por exemplo a inspeção, relatório de crédito ou despesas com o título. Por exemplo, um construtor pode oferecer para pagar os custos de fechamento como um incentivo para o mutuário poder comprar uma nova casa.

Os mutuários podem comparar as estimativas de empréstimo com credores concorrentes para descobrir qual opção faz mais sentido. O FHA não é um credor, mas sim uma “seguradora”. Os mutuários precisam obter seu empréstimo através de um “lender” que seja aprovado pelo FHA . Nem todos os credores do FHA oferecem a mesma taxa de juros e custos; ou seja, pesquisar é fundamental!

Na verdade, os empréstimos de FHA podem ser uma verdadeira maravilha na vida de uma pessoa que esteja sonhando com a casa própria, mas é muito importante procurar saber todas as informações disponíveis antes de se tomar qualquer decisão. Estamos em um mercado competitivo, então faça o seu dinheiro valer.

Se você deseja mais informações sobre este assunto, entre em contato comigo.

Uma semana superprodutiva para todos!