O que o exercício pode fazer por você no combate à obesidade

Por Ivani Manzo

magra

Há muito tempo venho falando sobre os efeitos do exercício sobre nosso organismo e tenho que assumir que falo muito sobre o exercício e menos sobre outros pontos tão importantes quanto. Os outros pontos importantes são a alimentação e o sono. Existe, na verdade, o mesmo grau de importância entre eles.

Não adianta você fazer exercícios e dormir corretamente e não se alimentar corretamente, ou se alimentar e dormir corretamente e não fazer exercícios. Um fator não compensa o outro. Para que os benefícios ocorram, os três devem caminhar juntos e sempre.

Os estudos têm mostrado que a reeducação alimentar apresenta bons resultados com relação à diminuição de gordura corporal, mas se não for acompanhada por um programa de exercícios, irá acarretar perda de musculatura. Outro ponto é que essa perda de gordura dada apenas pela reeducação alimentar “estaciona” em um determinado momento e não se alcança o objetivo inicial. Isso tudo leva a uma desistência, a um desânimo e as pessoas voltam a se alimentar de forma errada, engordando novamente.

A falta de sono, ou melhor, um padrão de sono desequilibrado promove a liberação errada de importantes hormônios que regulam nosso metabolismo. Assim, o acúmulo de gordura poderá ocorrer com mais intensidade que se o padrão de sono fosse regular. Neste ponto, o exercício atua melhorando o padrão de sono dos praticantes.

Outro fator é que o exercício, sozinho, pode muitas vezes ser entendido como “licença para comer”. Isso acontece quando depois de uma simples sessão de exercícios vem aquele pensamento: “ Ah, se eu andei por uma hora, agora eu mereço um docinho”.

Neste caso, a reeducação alimentar é fundamental para entender que uma simples caminhada não gasta tanta energia assim e que um docinho tem muito mais calorias que uma simples caminhada pode gastar.

A maioria das pessoas tende a superestimar o gasto calórico dos exercícios e a subestimar a quantidade de calorias nos alimentos. Assim, acabam gastando poucas calorias e achando que fizeram muito exercício e comendo alimentos muito calóricos, acreditando que ingeriram poucas calorias. Essas pessoas praticam exercícios, mas não conseguem emagrecer e ter saúde.

Então, para estarmos em harmonia, devemos manter esses três pilares da saúde com o mesmo grau de importância: sono-alimentação-exercícios. Nosso organismo precisa de moderação e de cuidados em todos os aspectos, e apenas dessa forma estaremos cuidando corretamente de nós mesmos.