O que Trump fez em sua primeira semana como presidente dos EUA

Por Ingrid Domingues

assina acordo usa-trump-foto kevin-lamarque-reuters

Dia 20 de janeiro: Posse do presidente Donald Trump 1. Neste dia histórico, o presidente tomou posse oficialmente na frente do prédio do Congresso americano; 2. O novo presidente assinou a lei que confirma o general James Mattis como seu ministro da Defesa; 3. Também neste dia, o presidente Trump e sua família saíram às ruas de Washington para a famosa caminhada à Casa Branca; 4. Presidente Trump assinou uma de suas primeiras Ordems Executivas pedindo ao seu Congresso para iniciar a eliminação do programa Obamacare;

Dia 21 de janeiro 1. Na manhã deste dia, o presidente e sua família compareceram à cerimônia religiosa na Catedral de Washington; 2. Presidente Trump visitou os escritórios da CIA – Agência de Inteligência dos Estados Unidos, para demonstrar seu desejo de manter forte o relacionamento entre esta agência e a Casa Branca. Durante esta reunião, o presidente mais uma vez afirmou que irá derrotar o terrorismo islâmico.

Dia 22 de janeiro 1. Vários membros do gabinete do presidente Trump foram confirmados e ele inclusive escolheu como como conselheira principal, Kellyanne Conway, figura fundamental em sua campanha; 2. Presidente Trump, conforme prometido, teve sua primeira conversa com o ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, o qual aceitou seu convite para visitar os EUA breve.

Dia 23 de janeiro 1. Neste dia, o presidente Trump assinou várias Ordens Executivas, entre elas: I. A retirada dos EUA do Pacto TPP – Trans Pacific Partnership – um programa que Trump considera péssimo para o futuro do país; II. Congelamento de novos empregos federais, com excessão das Forças Armadas e do Department of Homeland Security; III. Iniciou o mandato proibindo dinheiro federal para pagar servicos de aborto em outros países. 2. Reuniões com líderes de negócios nos EUA e também com líderes de sindicatos; 3. Conversa telefônica com o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi. Dia 24 de janeiro 1. Assinou Ordem Executiva reiniciando a construção da Keyston XL e Dakota Accss Pipelines, projeto já iniciado e paralisado pelo presidente Obama, e pediu que este projeto fosse agilizado e que a matéria-prima (aço) deve ser somente americana; 2. O presidente se reuniu com representantes da indústria automobilística dos EUA; 3. Conversa telefônica com a presidente da Índia, Narenda Modi.

Dia 25 de janeiro 1. O presidente Trump visitou o Department of de Homeland Security e comemorou a confirmação de John Kelly como encarregado do departamento; 2. Assinou várias Ordens Executivas referentes às leis de imigração, entre elas: I. A construção do muro entre a fronteira dos EUA e México; II. Cancelamento de fundos federais para cidades-santuário que se recusarem a seguir as leis federais de Imigração; III. Criação de mais de 10 mil empregos, entre eles, oficiais de imigração, juízes de imigração e agentes de imigração para manter a fronteira; IV. Seguir ao pé da letra as leis de imigração vigentes nos EUA; V. Eliminar o famoso “Catch and Release” – quando imigrantes são detidos entrando pela fronteira, são pegos, processados e soltos com ordens de comparecerem perante um juiz, em liberdade. Pessoas pegas na fronteira serão processadas, detidas, mas devolvidas ao seu país de origem; VI. Implementar sistema de impressões digitais nos aeroportos controlando todas entradas e saídas nos EUA; VII. Uma alta na entrada de pessoas de certos países muçulmanos que possam ter um vínculo com terrorismo, como Irã, Iraque, Líbia, Somália, Sudão e Iêmen. VIII. Por último, o presidente afirmou que não será necessário implementar leis de imigração, somente seguir as leis atuais e em vigor nos EUA. IX. Anunciou que haverá entrevistas para cidadãos de países que fazem parte do programa ESTA, porém, o programa não foi eliminado; X. Construção de novos locais de detenção na fronteira; XI. Deportações de imigrantes criminais nos EUA.