O que você precisa saber sobre o sódio

Por Poliane Novaes

2015-03-07_Pakistanisches,_sogenanntes_Himalaya-Salz_0399

Infelizmente, o consumo de sódio vem aumentando a cada dia. Além do sal adicionado à comida, o sódio encontrado em grandes quantidades em alimentos industrializados, tem contribuído, e muito, para este aumento.

A Organização Mundial de Saúde preconiza um consumo diário de 5 gramas por pessoa/dia, porém, segundo dados recentes, o brasileiro consome em média 12 gramas por dia.

Embora o sódio seja considerado um dos vinte e dois minerais essenciais para o organismo, a ingestão excessiva pode provocar problemas de saúde, como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, problemas renais e cânceres.

Porém, a solução não é eliminar por completo o nutriente da dieta. Deficiência de sódio também é prejudicial; pode causar letargia, fraqueza e convulsões. Boa parte do sal consumido diariamente vem de alimentos processados. Muitos possuem em sua composição a quantidade de sódio recomendada para o dia todo. Por isso, é importante ficar de olho nos rótulos dos alimentos. Compare marcas e prefira a que tiver menor teor de sódio e não inclua na sua regra alimentar embutidos.

Além da análise dos rótulos, ao cozinhar, dê preferência ao sal que tenha menos teor de sódio por grama. Segue abaixo alguns tipos diferentes de sal: 1 - Sal de cozinha ou “refinado”: ele é processado para remover impurezas (reduzindo os teores de minerais). Um grama tem 400mg de sódio. 2 - Sal light: redução no teor de sódio com 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio. Indicado para pessoas que têm restrição ao consumo de sódio. Entretanto, indivíduos com doenças renais não devem utilizá-lo. 3 - Sal marinho: Não é tão processado, preservando mais os sais minerais. Um grama contém cerca de 420mg de sódio. 4 - Sal Rosa do Himalaia: cor rosa por ser rico em cálcio, magnésio, potássio, cobre e ferro. Um grama contém 230mg de sódio. 5 - Sal vermelho do Havaí: coloração rosa avermelhada por causa da presença de uma argila havaiana chamada Alaea, rica em dióxido de ferro.  Um grama possui cerca de 390 mg de sódio. 6 - Sal da Índia ou Negro: a presença de composto sulfúrico e ferro confere um sabor sulfuroso. Um grama contém 380 mg de sódio. 7 - Sal kosher: não é refinado, por isso, é naturalmente mineral e costuma ser mais salgado que o sal de mesa.