O que você precisa saber sobre Moana, antes de ir ao cinema

Por JANA NASCIMENTO NAGASE

dsc_0478

Moana, nova animação dos estúdios Disney já está ‘navegando’nos cinemas. A animação acompanha uma jovem que usa seus talentos de navegação para ir até uma lendária ilha atrás do lendário semideus Maui, que roubou o coração da natureza. Uma história bem divertida e emocionante que acontece na Polinésia. A direção ficou por conta de Ron Clements e John Musker, que acertaram mais uma vez. Eles foram responsáveis pelo sucesso da década de 90, A Pequena Sereia. No elenco de vozes Dwayne ‘The Rock’ Johnson como Maui, Auli’i Cravalho como Moana, Rachel House, Jemaine Clement, entre outros.

Aqui alguns fatos interessantes que foram falados durante a coletiva de imprensa na semana passada em Los Angeles:

- Moana é dirigida por duas lendas da animação, John Musker e Ron Clements. A mesma dupla responsável por clássicos como A Pequena Sereia, Aladdin e The Princess and the Frog. É costume para a Disney, devido ao tipo de trabalho, ter dois diretores em um mesmo filme; uma fórmula que funciona muito bem. "Nós simplesmente dividimos as seqüências e lutamos pelas músicas", disse Ron Clements.

- Segundo a produtora Osnat Shurer, "a animação está firmemente no legado da Disney", disse a veterana do cinema que produziu uma série de curtas de sucessos, incluindo Lifted que foi nomeado ao Oscar. Com influências de clássicos como O Rei Leão e A Pequena Sereia, Moana é consistente com o estilo da Disney de contar histórias e tem personagens incríveis, explora as relações familiares, além de ser muito contemporânea. - Se você já se perguntou como a voz de Dwayne ‘The Rock’ Johnson realmente soa quando ele canta, você vai escutar muito na animação. Dwayne empresta sua voz ao semideus Maui, inspirado em um grande herói mitológico conhecido em toda a Oceania, e ele canta a cativante faixa da trilha sonora "You're Welcome", escrito pelo criador do musical "Hamilton ", Lin-Manuel Miranda.

- Já que estamos falando de Lin-Manuel Miranda... A trilha sonora do filme foi escrita e produzida por ele que já ganhou um prêmio Pulitzer, dois Grammys, um Emmy, e três prêmios Tony, além de muitos mais elogios pelo musical Hamilton. O mais curioso foi que recebeu o convite de produzir essas músicas antes de receber todos esses prêmios.

- As canções são gostosas de escutar. Os diretores John Musker e Ron Clements claramente gostam de contar histórias com músicas e com Moana não é diferente. Além das músicas do compositor Lin-Manuel Miranda, temos música do ganhador de três Grammys Mark Mancina e o vocalista do Te Vaka, Opetaia Foa'i. "Eu tenho escrito álbuns que promovem a minha cultura e este filme é muito cultural e alinha-se com o que eu faço", disse Opetaia, que canta a música original do Pacífico por mais de duas décadas.

- Além de uma trilha sonoro de primeira, o curta metragem Inner Workings que é exibido antes da animação foi dirigida por um brasileiro, Leo Matsuda.

- O voz feminina é feito pela atriz estreante de 16 anos de idade Auli'i Cravalho. Moana é a nova e moderna heroína que pensa e age de uma forma independente, e até um pouco rebelde. "Esta não é uma história de amor - é uma história de ação, aventura, diversão e drama. Moana quer salvar o mundo, literalmente, mesmo que ela seja a única pessoa que percebe que o mundo precisa se salvo. Ela é um poderoso modelo para o público de hoje ", acrescentou a prodotura Osnat Shurer.

- Mais uma animação que foi bem pesquisada. Os cineastas da Disney são conhecidos por conduzir uma extensa pesquisa para escrever, produzir suas histórias e dar vida a elas. Para Moana, que é inspirado pelas culturas da Oceania, da Polinésia, a equipe viajou para as ilhas do Pacífico para aprender o máximo possível sobre a cultura. A pesquisa levou cinco anos. Desde a aparência da canoa de Moana e suas funções até a vegetação e o tecido usado para a fabricação do vestuário. Tudo foi profundamente influenciado pela pesquisa.

- É uma festa visual. Com a música, as risadas e os visuais exuberantes, há a sensação de que nem uma única moldura foi comprometida por causa do custo da animação. John Musker e Ron Clements usaram sua expriencia em animação desenhada à mão e a computação gráfica para criar uma experiência visualmente imersiva. "O que nós nos esforçamos para fazer com as configurações do oceano e a ilha neste filme realmente podemos chamar de animação CG", disse Clements. "As ilhas, as paisagens, as montanhas, até mesmo as personagens têm uma qualidade escultural", acrescentou John Musker.