O segredo do conhecimento

Por Gazeta Admininstrator

O Poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade já dizia que a leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede.

O poeta estava certo nas palavras. Seguindo o pensamento de Drummond - seu grande ídolo - a brasileira Beti Rozen se esforça para incentivar a leitura desde muito cedo. Beti é escritora de livros infanto-juvenis e vem fazendo de tudo para tornar a leitura algo gostoso para crianças e adolescentes. “Já estava cansada de ouvir por aí que ler é uma coisa chata. Então resolvi colocar no papel aventuras e histórias curiosas para chamar a atenção das crianças. Minha idéia sempre foi ensinar o prazer da leitura”, diz Beti.

A carioca, que vive há 15 anos em Nova Jersey, já escreveu mais de dez livros. Uma curiosidade no trabalho de Beti Rozen é que ela escreve os livros em 3 idiomas: português, inglês e espanhol. “Não queremos só ensinar a ler, queremos manter nos pequenos imigrantes a cultura de onde vieram, as origens. E o idioma é sempre muito importante nesse processo”, completa Beti.

A brasileira não está sozinha nessa cami-nhada pela leitura. O americano Peter Hays, marido de Beti, é outro grande incentivador. Juntos eles abriram a “Sem Fronteiras Press”, uma editora especializada em livros infanto-juvenis. O primeiro grande sucesso da editora foi o livro bilingue “O coração sem dono no país das trevas (A heart alone in the land of darknes). A mais nova obra do casal é “Annabelle: A Child on the Way”, lançado, recentemente, nos Estados Unidos.

Annabelle: uma criança a caminho
O livro “Annabelle” conta a história de uma criança que vive em um plano espiritual e espera a chance de nascer para fazer parte da vida de um casal que planeja ter o segundo filho. Na sua caminhada para a vida, a menina tem a ajuda de um guia espiritual que dá dicas preciosas na escolha da família certa para renascer.

Com o livro “Annabelle” Beti e Peter vão participar da Miami Book Fair deste ano. “Estamos bem animados. Há 3 anos começamos a participar ativamente no pavilhão brasileiro da feira. A literatura do nosso país é um sucesso e ficamos felizes em fazer parte deste evento cultural”, comenta Beti.

A ilustração de “Annabelle” é feita pelo brasileiro Eliardo França, nascido na cidade de Santos Dumont, em Minas Gerais.