O significado do Thanksgiving

Por Gazeta Admininstrator

Reconhecer as coisas boas que nos acontecem pode ser um estímulo para vivermos cada vez melhor.

O Dia de Ação de Graças é comemorado na quarta quinta-feira de novembro. Nesta data, pessoas de todas as religiões dão graças pelas dádivas alcançadas. As famílias se reúnem e comemoram com a ceia tradicional, após as preces e os cultos de cada religião em comunhão espiritual à benevolência de Deus.

Os primeiros Dias de Ação de Graças na Nova Inglaterra eram festivais de gratidão a Deus, em agradecimento às boas colheitas anuais. Por esta razão, o Dia de Ação de Graças é festejado no outono, após a colheita ter sido feita. O primeiro deles foi celebrado em Plymouth, Massachusetts, pelos colonos que fundaram a vila em 1619.

Após péssimas colheitas e um inverno rigoroso, os colonos tiveram uma boa co-lheita de milho no verão de 1621. Por ordem do governador da vila, em homenagem ao progresso desta em relação a anos anteriores, uma festividade foi marcada no início do outono de 1621. Os homens de Plymouth mataram patos e perus.

Outras comidas que fizeram parte do cardápio eram peixes e milho. Cerca de 90 índios também atenderam à festividade. Todos comiam ao ar livre, em grandes mesas. Nos anos seguintes, festividades similares foram realizadas em Plymouth, mas nenhuma data tradicional havia sido implementada.

Tais festividades se espalharam da vila para outras vilas e cidades da Nova Inglaterra. Na Revolução Americana de 1776, oito dias de gratidão foram implementadas em homenagem a vitórias das Treze Colônias sobre as tropas britânicas.

Em 1789, o presidente americano George Washington implementou 26 de novembro como o dia nacional de Ação de Graças. Porém, por muitos anos, o Dia de Ação de Graças não foi instituído como feriado nacional, sendo observado como tal em apenas certos Estados americanos como New Iorque, Massachusetts e Virgínia.

Em 1863, o então presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, declarou que a última quinta-feira do mês de novembro seria o dia nacional de Ação de Graças. Mas em 1939, Franklin Delano Roosevelt instituiu que esse dia seria celebrado na terceira semana de novembro, com o intuito de ajudar o comércio, aumentando o tempo disponível para propagandas e compras antes do Natal (À época, era considerado inapropriado fazer propagandas de produtos à venda antes do Dia de Ação de Graças).

Como a declaração de Roosevelt não era mandatória, 23 estados adotaram a medida instituída por Roosevelt, e 22 não o fizeram, com o restante tomando ambas a quintafeira da terceira e da quarta semana de novembro como Dia de Ação de Graças.

O Congresso americano, para resolver este impasse, instituiu então que o Dia de Ação de Graças seria comemorado definitivamente na quinta-feira da quarta semana de novembro, e que seria um feriado nacional.

A mesa de Ação de Graças
Diferentemente da ceia tradicional de hoje, os primeiros jantares de Ação de Graças tinham influências da culinária indígena. A comida era formada por alimentos fortes e nutritivos como, milho, batata-doce e vagem. O peru só veio após uma forte campanha de produtores de peru de New Jersey, em 1865. Ao longo do tempo também surgiram as tortas de abóbora, (pumpkin pie), a deliciosa torta de nozes (pecan pie), como também o purê de batatas e o bolo salgado de milho.

Aproveite a comemoração para fazer algumas de suas delícias típicas. E não esqueça que o seu grande propósito é de agradecer a comida rica e farta na mesa, com a esperança de mais um ano de muita cooperação entre todos.