O silêncio causa dor ou cura?

Por Samantha Di Khali

SILENCIAR

Muito se fala do silêncio, muito se comenta que ficar calado é a pior maneira de dar uma resposta. Será? Muitos dizem: “Quem cala, consente”; outras falam que “O silêncio é a melhor resposta”.

Na verdade, silenciar em algumas ocasiões não é sinal de fraqueza ou sinal de que está de acordo com isso ou aquilo, muitas vezes ele significa que você precisa processar o que está acontecendo, ou porque faltam as palavras ou até mesmo prefere ficar calado para não doer mais.

O silêncio pode atrapalhar, porque falar o que pensa é importante, mas será que falar tudo que pensamos realmente é bom? Será que muitas vezes o que falamos fere mais do que conserta?

O silêncio é algo ainda muito divergente, afinal, o que é melhor: agir por impulso ou aguardar os resultados? Eu prefiro a frase que diz: “Escuta e será sábio. O começo da sabedoria é o silêncio” (Pitágoras). Essa, para mim, é a mais perfeita.

Claro que devemos lutar pelo que queremos, falar tudo que sentimos, discutir sempre, gritar sempre, mas o silêncio nos faz necessário. Nunca ache que silenciar é algo pequeno, imaturo ou sem importância; pelo contrário, é através do silêncio que se aprende, através do fechar a boca e ouvir é que coisas grandiosas acontecem, ou até mesmo pequenas coisas se resolvem. Eu acredito que não é por acaso que Deus nos fez com dois ouvidos e uma boca, isso já mostra que precisamos ouvir mais e falar menos, só assim poderemos realmente agir com lucidez.

Faça o teste, fique em silêncio diante de algumas coisas, pense, reflita e só depois fale. Você vai ver como tudo fica mais leve. Eu estou praticando essa difícil tarefa, tente você também.