O Universo é um lugar dinâmico

Por Gazeta Admininstrator

Pisar no mesmo rio duas vezes é com­ple­tamente impossível. Você sabia disso?
Então, imagine-se caminhando no leito de um rio. Quan­do você dá um passo e levanta o pé, ao pisar de novo não é o mesmo rio que passa sob seus pés. Aquela água que você havia pisado já foi embora!
 Se você conversar com uma pessoa hoje e reen­con­­trar essa mesma pessoa daqui a um mês, não será mais a mesma pessoa. Você mudou, a outra pessoa tam­bém mudou. Só que a tendência é continuar lidando com o outro como ele era antes.
Às vezes eu encontro alguém que me diz assim:
? Dr. Lair, eu conheço a minha esposa! Sou casado com ela há 15 anos!
Quando alguém me fala isto, eu respondo: ? Mas a mulher com quem você casou-se há 15 anos não tem nada a ver com a mulher de hoje. Ela mudou. E se você con­­tinuar lidando com ela do modo como a tratava 15 anos atrás, provavelmente isso vai terminar em divórcio, por­­que as pessoas mudam, o mercado muda, as cir­cuns­tân­­cias mudam.
Precisamos estar preparados para essas mudanças. Se você acostumou-se a interpretar o Universo como um lugar estático, é bom ir mudando de atitude. Sucesso no passado não garante sucesso no futuro. Uma es­tra­­tégia que fez de você uma pessoa bem-sucedida no pas­­sado, por melhor que tenha sido, não mais garante que você continue a ser bem-sucedido no futuro, agindo da mesma forma.
Se as suas estratégias deram certo antes, parabéns. Con­tinue vencendo em seus empreendimentos. Mas cui­da­­do para não se segurar no passado, porque hoje isso não quer dizer nada.
No período de inflação alta no Brasil, muitas empre­sas e investidores faturaram com ela. Mas agora, com a in­flação baixa, tem muita empresa que está que­brando. Por quê? Porque algumas empresas continuaram usando a mes­ma técnica que usavam no período inflacionário e agora o contexto é totalmente diferente. Os que ainda insistem em agir assim precisam entender que o Universo é um lugar dinâmico.
Já vimos que é impossível pisar no mesmo rio duas vezes e conversar com a mesma pessoa duas vezes. Po­demos tirar daí uma lição importantíssima: a única coisa constante é a mudança.
Entendendo isto você estará sempre aprendendo e apri­morando-se, pois quem ganha no mundo não são aqueles que sabem, mas sim os que sabem aprender. Quem sabe e diz ?Eu já sei?, sabe o quê? Sabe de algo que já ficou obsoleto, que não vale mais nada, porque o mundo muda. Agora, quem diz que está aprendendo, está sempre disposto a aprender e estará constantemente aprendendo. Precisamos desenvolver essa atitude de apren­dizado constante para que, a cada dia, sejamos ca­pa­zes de aprender alguma coisa nova.
Um dos segredos de se viver muito é ser capaz de aprender, todo dia, uma coisa diferente.

O Universo é um lugar dinâmico.
Todos nós estamos em constante mudança.