O verde da Bandeira

Por Gazeta Admininstrator

"Salve lindo pendão da esperança! / Salve símbolo augusto da paz! / Tua nobre presença à lembrança / A grandeza da Pátria nos traz."

"Sobre a imensa Nação Brasileira, / Nos momentos de festa ou de dor, / Paira sempre,
sagrada bandeira. / Pavilhão da justiça e do amor!"

Dia 19 de novembro é o Dia da Bandeira brasileira. Inspirado no Hino da Bandeira, de autoria de Olavo Bilac e Francisco Braga, convido os leitores desta coluna a refletir sobre a cor majoritária de nossa bandeira, o verde. As demais cores: o azul do céu, o amarelo de nosso ouro e o branco da ordem e do progresso jamais existiriam sem a cor verde de nossas matas.

O verde de nosso território nacional é composto por vários ecossistemas, o maior e mais conhecido é o da Floresta Amazônica. No último dia 12 de novembro de 2010, o jornal Folha de São Paulo noticiou uma pesquisa que atribui a origem da Amazônia à formação dos Andes.

A afirmação também foi publicada na revista Science e pertence a uma equipe de pesquisadores, na qual faz parte o biólogo brasileiro Alexandre Antonelli, que trabalha no Jardim Botânico de Gotemburgo, situado na Suécia.

A pesquisa teve como base dados de DNA, análises de fósseis e solos, que permitiram a seguinte conclusão: os grandes pulsos de surgimento de novas espécies na região amazônica coincidem com as fases de formação das grandes montanhas da cordilheira dos Andes.

Os pesquisadores acreditam que, quando a região dos Andes surgiu, esse evento pode ter desencadeado um intenso ritmo de mutações genéticas e de desenvolvimento de espécies por diversas razões.

Segundo o biólogo, uma das razões é o isolamento: duas populações do mesmo bicho, separadas por uma nova montanha, seguiam caminhos distintos, até virarem espécies diferentes. O avanço das cordilheiras alterou o traçado dos rios e os solos da região. Até 7 milhões de anos atrás, por exemplo, o  oeste da Amazônia era um superpantanal, que foi soterrado pelos sedimentos das terras altas.

Sabemos que a Floresta Amazônica está situada majoritariamente no território brasileiro e em menores porções nos países vizinhos. Retornando ao verde de nossa bandeira, se os cientistas estão descobrindo a origem da Amazônia e de nossas florestas, cabe a nós respeitar e garantir um melhor destino; e que o verde de nossa bandeira não seja transformado em cinza.