A administração Obama está dando um novo passo para ajudar as crianças pegas atravessando a fronteira sudoeste dos Estados Unidos sem seus pais, criando um programa para fornecer-lhes advogados conforme eles façam seu caminho através de um tribunal de imigração. As informações são do “USA Today”.
O Departamento de Justiça, trabalhando com a Corporação Federal de Serviço Nacional e Comunitário (Corporation for National and Community Service), anunciou um novo programa, no dia 6, que destina $2 milhões de dólares para atrair advogados e assistentes jurídicos para representar esses jovens imigrantes sem documentos enquanto eles navegam no complicado sistema de tribunais de imigração.
Até o momento, quem dá esse tipo de assistência a imigrantes indocumentados são advogados que trabalham para organizações sem fins lucrativos ou fazem trabalho pro bono. Mas, com o aumento drástico no número de imigrantes indocumentados muito jovens atravessando a fronteira sem seus pais e, geralmente, com um coiote, autoridades dizem que esses grupos não podem mais lidar com a enxurrada de casos.
“Estamos dando um passo histórico para fortalecer nosso sistema de Justiça e proteger os direitos dos membros mais vulneráveis da sociedade”, disse o procurador-geral Eric Holder. “A forma como tratamos aqueles que precisam, em particular os jovens, que devem aparecer em processos de imigração - muitos dos quais estão fugindo da violência, perseguição, abuso ou tráfico – mostra como somos enquanto nação”.
Agentes da Patrulha de Fronteira têm visto um aumento acentuado dos menores que fazem a perigosa viagem ao longo da fronteira sudoeste, com mais de 47 mil presos nos primeiros cinco meses deste ano, um aumento de 92% em relação ao mesmo período em 2013. No dia 2, funcionários da administração chamaram esta onda de “situação de emergência humanitária” e criou um novo grupo de trabalho para coordenar melhor as várias agências federais que lidam com essas crianças, que são levadas em custódia e colocadas em processo de deportação.
No dia 6, a Justiça tomou a medida adicional de estabelecer o programa de concessão para obter mais advogados para representar as crianças em tribunais de imigração. O programa será executado através de AmeriCorps - programa de serviço à comunidade interna do governo federal - e vai tentar matricular 100 novos advogados e estagiários em 29 cidades em todo o país. Eles iriam se comprometer com um ano de serviço e receberão ajudas de custo conforme conduzem o trabalho.