Obama anuncia retirada das tropas do Iraque até o fim do ano

Por Gazeta News

O presidente Barack Obama anunciou no dia 21 a retirada total das tropas americanas atuantes no Iraque até o final de 2011. "Hoje, eu posso dizer que, conforme o prometido, o resto das nossas tropas no Iraque voltarão aos seus lares até o final deste ano", afirmou Obama em um rápido pronunciamento na Casa Branca.

A retirada das tropas iraquianas era uma das promessas da campanha eleitoral de Obama em 2007, quando venceu o pleito frente ao republicano John McCain. "Após quase nove anos, a guerra dos Estados Unidos no Iraque estará finalizada", afirmou, garantindo que haverá "uma parceria forte e permanente" entre os dois países. "Nós ajudaremos os iraquianos a construir instituições justas, representativas do povo e confiáveis."

Em 2003, os Estados Unidos, então liderados pelo presidente George W. Bush, decidiram invadir o Iraque na esteira da guerra ao terror e baseados na premissa de que o país de Saddam Houssein escondia armas de destruição de massa. A operação, que não encontrou nenhum artefato atômico, conta ainda com cerca de 40 mil soldados americanos em solo árabe.

"Presto homenagem aos mais de 100 milhões de soldados que serviram no Iraque", afirmou o presidente. "A nação que nós precisamos construir - essa que nós vamos construir - é a nossa própria: os Estados Unidos que veem o crescimento econômico recuperado". O anúncio ocorre às vésperas de novembro, quando faltará um ano para as eleições presidenciais americanas de 2012.