Obama consegue uma vitória em relação à imigração

Por Gazeta News

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A Suprema Corte dos Estados Unidos deu uma vitória pequena, porém importante, à administração Obama em relação às Ordens Executivas, no dia 1º. A corte rejeitou um pedido do Texas e outros estados para uma extensão de 30 dias para os procedimentos legais de um processo para bloquear os planos de imigração, o que levaria a apelação da Casa Branca à votação na Corte Suprema somente depois que Barack Obama deixar o cargo.

Em vez disso, a Suprema Corte aceitou o pedido do Departamento de Justiça de uma extensão de oito dias, o que quer dizer que se a corte decidir julgar o caso, isso provavelmente vai acontecer no final de junho.

Uma vitória do governo iria permitir a inscrição de aproximadamente 5 milhões de imigrantes antes que Obama deixe o cargo, em janeiro de 2017 – um resultado que a administração tem esperado com urgência.

A decisão se a corte aceitará ou não pegar o caso não deve acontecer antes de janeiro. Se isso acontecer, a decisão ocorrerá em um ano de fortes debates por causa da campanha presidencial.

O debate político e legal está centrado no plano de Barack Obama de expandir o Deferred Action for Childhood Arrivals e a criação do Deferred Action for Parents of Americans, que extenderia o plano para pais de cidadãos e residentes. Com isso, milhões de imigrantes seriam protegidos da deportação e poderiam trabalhar legalmente nos Estados Unidos por um período de pelo menos três anos.

Fonte: Bloomberg News.