Obama declara Venezuela ameaça à segurança nacional dos EUA

Por Gazeta News

obama

 O presidente norte-americano, Barack Obama, emitiu um decreto presidencial, no dia 9, declarando a Venezuela uma ameaça à segurança nacional, impondo sanções a sete pessoas e expressando preocupação sobre o tratamento do governo venezuelano com opositores políticos.

Os sete indivíduos nomeados na ordem executiva, que inclui autoridades de alto escalão da segurança interna e da inteligência, terão suas propriedades e bens nos EUA bloqueados ou congelados e não poderão entrar no país. Cidadãos norte-americanos tampouco terão permissão de fazer negócios com eles.

A medida aumenta a tensão entre Washington e o país membro da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo).

Declarar que um país é uma ameaça à segurança nacional é o primeiro passo para se iniciar um regime de sanções. O mesmo processo foi aplicado a países como Irã e Síria, disseram autoridades norte-americanas.

A ministra das Relações Exteriores venezuelana, Delcy Rodríguez, afirmou que Caracas irá reagir à manobra dos EUA em breve.

Na semana passada, Washington declarou que iria responder pelos canais diplomáticos à exigência venezuelana de um corte no número de funcionários da embaixada dos EUA em Caracas depois de o governo solicitar um plano dentro de 15 dias para reduzir o efetivo de 100 para 17 pessoas.

As informações são da “Reuters".