Obama defende imigração como tradição antiga

Por Gazeta News

O presidente Barack Obama defendeu, no dia 15, a imigração como a tradição mais antiga dos Estados Unidos. O pronunciamento vem em um momento em que o tema ocupa o lugar central na campanha presidencial de 2016 depois das controversas declarações de Donald Trump.

“Não receberemos simplesmente novos imigrantes, nós nascemos imigrantes, isso é o que somos”, afirmou o presidente durante uma cerimônia de entrega da nacionalidade americana a 31 imigrantes no National Archives, em Washington.

O candidato que lidera as preferências dos republicanos para as eleições presidenciais de 2016, Donald Trump, pediu na semana passada a proibição da entrada de muçulmanos nos Estados Unidos. Recentemente, o candidato também fez declaraçòes sobre a deportação em massa, chamando os mexicanos de criminosos e estupradores, além da proposta de construir um muro. Obama disse ainda que a imigração está no centro da identidade da América. “No imigrante muçulmano de hoje, vemos o imigrante católico de um século atrás. No refugiado sério de hoje, deveríamos ver o judeu da Segunda Guerra”.

O presidente relembou que os imigrantes do passado também fugiram de perseguição e guerra e sem os documentos.