Obama irá recorrer à Suprema Corte por Ordens Executivas

Por Gazeta News

suprema corte

O presidente Barack Obama irá pedir que a Suprema Corte limpe o caminho para suas Ordens Executivas de imigração, disseram advogados da administração, no dia 10, um dia depois que uma corte federal manteve o bloqueio por 2 votos a 1. A medida abriria o caminho para que aproximadamente 5 milhões de imigrantes indocumentados evitassem a deportação.

O Departamento de Justiça declarou em comunicado que não concorda com a decisão. “O Department of Justice continua comprometido a dar passos que irão resolver o litígio de imigração o mais rápido possível para que o Department of Homeland Security (DHS) possa dar prioridade na remoção dos imigrantes criminosos e não pessoas que tenham laços nos Estados Unidos e que estejam criando crianças cidadãs americanas”, disse Patrick Rodenbush, porta-voz do Departmento do Justiça. “O Departamento discorda com a decisão do 5º circuito e tem a intenção de pedir uma revisão junto à Suprema Corte dos EUA”.

Ordens Executivas

O conjunto de decretos de Obama foi anunciado em novembro do ano passado, entre eles o Deferred Action for Childhood Arrivals, que seria expandido e o Deferred Action for Parents of Americans, que permitiria que pais de cidadãos ou residentes fossem poupados da deportação.

No entanto, os governadores de 26 estados americanos, todos republicanos, disseram que o governo federal excedeu sua autoridade ao exigir a mudança. Por outro lado, o governo tem dito que está no seu direito de pedir ao Departamento de Segurança Interna que use de bom senso antes de deportar imigrantes não violentos e com laços familiares nos EUA.

O caso se tornou um ponto focal nos esforços do presidente para mudar a política de imigração dos EUA. Não vendo nenhum progresso na reforma legislativa no Congresso, Obama anunciou as ordens executivas com o objetivo fundamental de tentar conter a deportação em massa de imigrantes.

Em sua decisão, o 5th US Circuit Court of Appeals, em New Orleans, disse que estava negando o recurso do governo e mantendo a decisão da corte do Texas, tomada em maio, após determinar “ser improvável que o recurso tenha sucesso em seus méritos".

A decisão foi festejada pelos republicanos. John Scalise, o terceiro republicano na liderança da bancada na Câmara dos Representantes, disse em uma mensagem de Twitter que a resolução do tribunal foi “uma grande vitória para o Estado de Direito”. O senador democrata Bob Menéndez afirmou que “apesar da decisão ser decepcionante para os milhões que seguem presos nas sombras, de nenhuma maneira é uma surpresa”.

Suprema Corte

A decisão da Suprema Corte, que poderá ocorrer no próximo verão, deverá ser a última chance para que Obama consiga ir adiante com seu plano antes de deixar o cargo de presidente. Caso seu sucessor seja um republicano, é provável que rejeite o plano. Fonte: New York Times e Fox News.