Obama diz que reforma irá impulsionar a economia

Por Gazeta News

obama

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que revisar o atual sistema de imigração norte-americano pode fornecer um grande impulso para a recuperação econômica do país, publicou a Associated Press. Em seu programa semanal de rádio e Internet no dia 13, Obama citou o apoio do ex-presidente George W. Bush para chegar a uma solução abrangente para o tema. Obama afirmou que se há algo em que democratas e republicanos podem concordar, a imigração é um bom lugar para começar. O Senado americano já aprovou um projeto de lei bipartidário. Obama disse que, agora, a Câmara dos Deputados deve agir. O presidente americano também disse que os cidadãos do país devem usar e-mail, Facebook e telefone para pressionar seus políticos a tomar medidas.

Estratégia

O presidente está escolhendo uma estratégia diferente em relação a outras campanhas que fez para convencer a oposição. Ao contrário da viagem de campanha que fez pelo seu plano de mudança no sistema de saúde em 2010, Obama não fez planos de viagem para reuniões sobre a reforma imigratória, nem fez nenhum pronunciamento público desde que o Senado passou o projeto de reforma, disse a Reuters. Em vez disso, ele realizou reuniões com grupos, como o Congressional Hispanic Caucus e enviou o conselheiro econômico Gene Sperling e outros para fazerem públicos estudos dizendo que o caminho para a cidadania dos imigrantes iria ajudar a economia dos EUA em longo prazo.

Um oficial da Casa Branca explicou que a estratégia do presidente irá de acordo com a necessidade, mas falar demais agora poderá criar mais resistência dos deputados que já querem matar o projeto de qualquer forma. “Nós iremos falar, iremos viajar, faremos coisas com diferentes volumes, dependendo do que nós pensamos que ajude a mover a bola”, disse o oficial.

O deputado republicano Paul Labrador, de Idaho, que até pouco tempo fez parte de um grupo de trabalho e está aberto ao projeto de reforma, disse que a tentativa de Obama de passar a lei do controle de armas este ano é um exemplo do por que ele não pensa que o presidente viajar para pressionar pela reforma iria ajudar a reforma imigratória. “O que me lembro é que a última vez que ele viajou por uma grande discussão ele acabou com ela”, disse Labrador.

Clima entre deputados republicanos

Os deputados republicanos estão se opondo a várias partes da versão do Senado do projeto de reforma e estão falando em passar vários projetos de leis para acabar com muitos problemas em relação à imigração, mas não necessariamente legalizar os mais de 11 milhões de imigrantes indocumentados do país.