Obama diz que vai focar agora em questões internas como a imigração

Por Gazeta News

oabama

Depois de um período tenso abordando o possível ataque à Síria, o presidente americano, Barack Obama, afirmou, no dia 12, que  seu foco agora passa a ser as questões internas.

"Do mesmo modo que temos dedicado bastante tempo à questão síria e nos certificando de que a atenção internacional está focada na horrível tragédia que ocorre lá, ainda é importante reconhecer que nós temos várias coisas a serem feitas aqui neste governo", afirmou Obama.

O presidente citou o orçamento, a imigração e a imposição de sua marca na legislação sobre saúde como questões para as quais está se voltando agora.

O governo norte-americano enfrenta obstáculos assombrosos nessas três frentes e, em particular, no orçamento, para o qual o tempo está se esgotando. Os republicanos do Congresso buscam eliminar o custeio para a legislação de saúde, conhecida como Obamacare, e querem que o presidente concorde com cortes de gastos em troca da elevação do limite de endividamento do país.

Os congressistas têm de aprovar até o fim do mês leis que garantam a continuação do financiamento da máquina do governo, do contrário a administração terá de fechar a portas. Se o limite do endividamento não for ampliado após uma data em torno de meados de outubro, o governo ficaria numa situação de falência.

O governo Obama também luta para garantir que os norte-americanos sem plano de saúde adquiram uma cobertura antes da entrada em vigor da nova lei, em 1º de outubro.

"Nós vamos focar em algumas questões específicas, incluindo alguns dos debates sobre orçamento que terão lugar nas próximas semanas", disse ele, citando ainda a questão da saúde.

As informações são da “Reuters”.