Obama faz visita histórica a Porto Rico

Por Gazeta Admininstrator

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou, durante uma visita de apenas algumas horas a Porto Rico, que está comprometido com o sucesso e autodeterminação da ilha, que tem status de Estado Livre Associado aos EUA. Sua visita - a primeira de um presidente americano desde a viagem de John Kennedy, há 50 anos - está sendo considerada um investimento no voto hispânico, de olho nas eleições presidenciais americanas de 2012.

Embora sejam cidadãos americanos, porto-riquenhos que vivem na ilha não podem votar nas eleições gerais. Eles têm participação, porém, nas primárias, quando se escolhem os candidatos de cada partido, e aqueles que moram nos EUA também podem eleger representantes.

Diante de uma multidão que participou da recepção em San Juan, Obama reafirmou seu apoio a um referendo sobre o status da ilha, onde alguns defendem a independência em relação aos EUA. As palavras também devem ecoar na comunidade porto-riquenha nos EUA, especialmente na Flórida, onde os mais de 700 mil moradores vindos da ilha terão peso na eleição. Cerca de 4,6 milhões de porto-riquenhos vivem nos EUA.

Na ilha, onde vivem 3,9 milhões de pessoas, eles têm sua própria Constituição, mas não tem um governo pleno. Aqueles que moram nos EUA, que são 4,1 milhões, têm todos os direitos. Durante as primárias de 2008, Obama fez campanha em Porto Rico, onde Hillary Clinton terminou ganhando.